Depois de meses de diálogo com o governador Geraldo Alkmin (PSDB), a vereadora de Ribeirão Pires Cléo Meira (PTN) conseguiu trazer a carreta do Projeto Mulheres de Peito para a cidade. “Foi uma luta eu conseguir que Ribeirão fosse atendido pelo programa. Eu consegui, trazer a carreta, indo atrás do governador aonde ele ia e falando: ‘as mulheres de Ribeirão precisam do Mulheres de Peito”, explica Cléo ao jornal Mais Notícias.
A carreta atende mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Elas podem fazer o exame que detecta precocemente o câncer de mama. Estacionada na Rua Cidade de Santos, Centro de Ribeirão Pires, ela fará até 50 atendimentos por dia até 16 de setembro, das 8hh às 18h (de segunda a sexta-feira), e das 8 às 17h (aos sábados). O resultado é entregue em até 48hs.
Caso seja detectada alguma alteração, a paciente será encaminhada pela Secretaria da Saúde para realizar uma biópsia e outros exames complementares, e com o sinal positivo de câncer maligno, a paciente é encaminhada ao serviço de referência do SUS para o tratamento adequado. “Vereador não tem esse poder, então a gente tem correr atrás e ficar no pé para conseguir estes projetos para a população”, diz Cleo.
Câncer de Mama
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente do mundo. Caso seja diagnosticado e tratado, o prognóstico é relativamente bom. Por este motivo é importante sempre manter os exames em dia, e a carreta do Projeto Mulheres de Peito é a oportunidade de uma prevenção adequada.