Nos últimos dias a equipe de reportagem do Mais Notícias flagrou diversos cães de rua na região central da cidade, principalmente no entorno do Terminal Rodoviário Turístico. Entramos em contato com o Canil Municipal de Ribeirão Pires que declara estar trabalhando com capacidade máxima de animais abrigados, que é de 65 cães adultos.
Ainda de acordo com o Centro de Zoonose, a Prefeitura segue a legislação referente ao recolhimento de animas nas ruas, ou seja, aqueles mais agressivos, em sofrimento ou cadelas no cio. Além de seguir a lei que proíbe a eutanásia de animais.
Para contornar a questão do espaço do Canil para abrigar animais que podem, por lei, ser recolhidos, a Prefeitura em conjunto com a Secretaria de Saúde e Higiene promove feiras de adoção de cães e gatos.
Mordida
Na última terça-feira, 5 de agosto, o estudante Leonardo Toshio, 16 anos, foi mordido por um cão, e perseguido por mais dois, na Rua Dr. Felicio Laurito. “Foi às 6h, quando estava à caminho da escola”, Leonardo diz que evita passar por esta rua “por causa dos cães, eles sempre atacam quem passa por eles”, denuncia o estudante, “mas como estava atrasado para a aula, tive que passar por ali”.
Seu pai, Julio Toshio, que trabalha em uma floricultura próximo do local em que o filho foi atacado diz que “estes cães estão aí por que as pessoas os alimentam”, e aponta que “os açougues do centro dão ossos para eles”.
Adote um animal
Durante todo o ano, os moradores de Ribeirão Pires podem conhecer os cães e gatos abrigados pela Prefeitura no Centro de Controle de Zoonoses, na Rua Catharina Rios Giachelo, 185 – Jardim Boa Sorte – próximo ao Centro da cidade. O Canil funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para adotar um animal é necessário ter idade superior a 18 anos, apresentar documento de identidade e preencher ficha de adoção. No site do Mais Notícias, você pode encontrar fotos dos animais que estão disponíveis para adoção. Acesse www.jornalmaisnoticias.com.br e conheça as animais.