Em dezembro de 2013 o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que as obras de reforma das estações da CPTM de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Guapituba seriam iniciadas até março deste ano. Logo após o anúncio, a CPTM comunicou que o início das obras estavam previstas para o final do primeiro semestre. Agora o prazo é alterado e sem data prevista. De acordo com a Companhia, a portaria para liberação da verba pode acontecer até o fim do segundo semestre.
Ao Mais Notícias, a CPTM diz que o motivo dos atrasos das reformas é de que elas estão “condicionadas à liberação dos recursos orçamentários previstos pelo PAC da Mobilidade” e como a portaria para a liberação dos recursos foi publicada no fim de abril deste ano, resultou na “adequação do cronograma da licitação”.
As estações de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Guapituba serão reconstruídas. O prazo de realização das obras é de 30 dias, a contar do início da assinatura do contrato. Ou seja, provavelmente, as estações não terão suas obras concluídas ainda em 2014.