A Rigras, empresa responsável pelos ônibus Municipais e intermunicipais está fazendo uma campanha de conscientização junto aos seus motoristas quanto às faixas de pedestre. O objetivo é fazer com que eles respeitem a passagem dos pedestres quando estes estiverem próximos da faixa. “Fazemos reuniões de três em três meses, nas quais fazemos diversas abordagens. Entre elas, falamos sobre a questão da faixa. Assuntos sobre a segurança é crucial. Nunca vi nenhuma cidade como Ribeirão, na qual as pessoas respeitam as faixas”, disse Nivaldo Aparecido Gomes, 55, empresário e dono da Rigras e que ainda elogiou a campanha do Mais Notícias, “Trânsito Mais Seguro”, classificando-a como “fantástica”.
Além dessa campanha, Gomes conta que a empresa também está cadastrando idosos no cartão BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano) Sênior. A ideia é dar mais conforto para a terceira idade. “Os idosos que entram pela porta da frente dos ônibus acabam não tendo tanto conforto, segurança e espaço, por isso, aqueles que tiverem este cartão poderão passar pela catraca sem pagar e usufruir de todo o ônibus” completou Nivaldo.
No passado, havia duas empresas responsáveis pelo transporte público da cidade, a Rigras e a Irmãos Corrêa, mas a segunda acabou fechando e deixou a Rigras como única responsável pelas linhas Municipais. Para Nivaldo, a responsabilidade aumentou. “Meu esforço todo é para melhorar a situação do transporte da cidade”, falou. O empresário ainda contou que é muito amigo e detêm um “profundo respeito” pelos antigos donos da Irmãos Corrêa. Após a saída deles do cenário Municipal, Nivaldo pôde implantar na cidade o BOM e deixar 95% de sua frota de ônibus acessíveis para cadeirantes.
Atualmente, a frota da Rigras possui a idade média de 3,6 anos. “Neste ano íamos adquirir mais carros, mas não conseguimos verba suficiente”, disse o dono da Rigras. Mesmo assim, a quantidade de carros que a empresa possui hoje é de 55 e opera em 27 linhas. Sobre a possibilidade de aumentar essa quantidade, Nivaldo disse que tudo depende da demanda. “Observamos a cidade a todo instante, fazemos pesquisas, e caso detectemos que determinado bairro está crescendo, com seus moradores precisando mais de nossos ônibus, então procuramos ampliar os serviços”.
As reclamações que a empresa recebeu de janeiro a abril foi relativamente baixa. Respectivamente, foram 10, 29, 21, e 19. A empresa qualifica cada uma dessas queixas de acordo com categorias específicas: Procedentes, improcedentes, entre outras. Das que procedem, eles realizam uma triagem e procuram ligar em até no máximo dois dias para o reclamante. “Isso é muito bom, pois a pessoa se sente valorizada, ela percebe que está mesmo sendo atendida, sendo respeitada”, afirmou Gomes.
Serviço
Aqueles que quiserem se cadastrar no BOM Sênior devem ter pelo menos 60 anos e se dirigir até a Rigras, que fica na Avenida Francisco Monteiro, 1600, Vila Moderna, com RG, CPF, comprovante de residência. A foto é tirada na hora e o cartão sai em poucos minutos. O procedimento todo é de graça. Vale lembrar que o cadastramento é válido apenas para as linhas Municipais.