O secretário de Infraestrutura de Ribeirão Pires, Crispim dos Reis Santana, se reuniu com moradores do Barro Branco, Santa Luzia e Jardim Luso para vistoriar algumas obras feitas pela cidade. Os munícipes questionavam a qualidade, necessidade, tempo de execução e custos de serviços realizados nos bairros. A iniciativa faz parte do conjunto de ações que a Secretaria tem adotado para promover melhor transparência sobre as obras realizadas pela Prefeitura.
O encontro aconteceu na tarde da última quinta-feira, dia 11. O grupo acompanhou as obras de recuperação da Avenida Pedro Rípoli, que já recebeu novas sarjetas, guias e serviço de drenagem. “Esse tipo de atendimento é importante para mostrar para a população o trabalho sério que estamos realizando. Essa obra aqui, por exemplo, precisava de algumas intervenções sérias antes de passar a camada de asfalto. Estamos preparando o solo, drenando a umidade para aí sim fazer um recapeamento durável”, explanou Santana.
Limpeza de calçadas, corte de mato e tapa-buracos foram temas que pautaram a discussão. Fernando Santos, morador do Jardim Luso, questionou a Prefeitura sobre a limpeza de mato de algumas ruas e vielas do bairro. O secretário destacou que o morador está correto em reclamar. “Quando essa reclamação é devidamente reportada, fazemos uma fiscalização em 24h e mandamos uma equipe ao local, seja para mato ou tapa buraco. O site da prefeitura disponibilizará um link para que as pessoas informem esses problemas. Os moradores também podem ligar ou mandar e-mail com imagens do local onde serviços precisam ser realizados”, acrescentou Crispim Santana.
A visita terminou com alguns comprometimentos. A Secretaria de Infraestrutura disse que atenderá mais prontamente às demandas de munícipes, inclusive cobrou maior participação pública na notificação de problemas pontuais. “O pessoal está acostumado a reclamar em redes sociais, mas evitam mandar uma reclamação oficial à Secretaria. Aconselhamos que qualquer informação, mesmo que sobre um simples buraco, seja encaminhada à nossa Pasta. Assim poderemos deslocar uma equipe com agilidade para resolver os problemas. Em casos de maior complexidade podemos designar um estudo apurado para resolver os problemas. O importante é sabermos onde os problemas estão”, conclui Crispim.
Um dos moradores presentes no encontro enviou um e-mail com uma série de questionamentos. Crispim se comprometeu em responder na segunda-feira, mas devido a compromissos emergenciais, entrou em contato com o morador e prorrogou o prazo de resposta para o final do expediente desta quarta-feira.
SERVIÇO – A Secretaria de Infraestrutura fica na Rua dos Estudantes, 294, Jardim Pastoril. O atendimento ao público é feito no local das 8h às 17h, por telefone (11 4828-1609, 4828-3395, 4825-5546) ou por e-mail [email protected].