No último sábado 14, a Orquestra de Cordas, da Casa Espírita Caminho da Luz em conjunto com alunos e professores da Escola de Música de Ribeirão Pires, realizou uma apresentação em frente ao chafariz na Vila do Doce.
Cerca de 20 participantes (somando os alunos da Escola de Música Municipal) foram prestigiados por pais e mães, além de pedestres e visitantes da feirinha. Sob o comando dos músicos Emerson e Marcelo, as crianças e adolescentes participantes do projeto têm aulas todos os sábados a partir das 8h30 da manhã na sede da entidade, localizada na Rua Pelegrino Gianasi, 411 no prédio IV Centenário. “Estamos atualmente com 15 alunos, mas pretendemos aumentar este número. Recebemos crianças a partir dos 10 anos e geralmente ficamos com elas até os 18 anos”, disse David Filho presidente da entidade relatando que a apresentação de sábado serve como incentivo aos próprios alunos. “Sou um motivado, pois fui aluno de um dos maiores ícones dessa cidade. O Senhor Américo Del Corto foi quem ensinou muitas crianças a tocar, gostar de música e isso só me trouxe alegrias. Hoje estou retribuindo o que ele fez por mim”, disse David.
Sobre os instrumentos usados na orquestra, o presidente ressaltou a importância da parceria com o Rotary de Ribeirão Pires. “Ganhamos deles nossos instrumentos. Violinos, flautas doces, violões, mas ainda procuramos parceiros. Estamos com a intenção de ampliar nosso número de alunos e por isso toda ajuda é bem-vinda”, comentou o presidente.
Impacto Social
João Carlos de Souza, vendedor ambulante de 56 anos, estava passando com sua caixinha de doces e trufas, mas parou para contemplar os alunos e comentou: “Há muito tempo que eu queria ver isso em Ribeirão Pires. Essas crianças nos enchem de orgulho”.
Também prestigiando a apresentação, os comerciantes da feirinha e até mesmo os donos de comércios do local pararam alguns minutinhos para ver e ouvir aquelas crianças. “Sempre tive vontade de aprender, mas nunca tive paciência”, comentou uma senhora.