O vereador Rubens Fernandes, o Rubão (PMDB), levou à sessão na Câmara Municipal do último dia 28 uma denúncia de trabalhadores da área da capinagem de bairros em Ribeirão. Segundo o parlamentar, a empresa responsável pelo serviço, contratada pela Secretaria de Infraestrutura Urbana, estaria devendo dois meses de salários. Ao procurar a empresa, Fernandes foi informado de que a Prefeitura não havia feito o repasse da verba, algo que foi desmentido e comprovado por meio de um documento que confirma o depósito de R$ 591.441,00 para a prestadora de serviços. “Ficam jogando nas costas da Prefeitura, sendo que a culpa é deles”, disse o vereador.
Rubão também revelou outra acusação: Eles teriam obrigado um funcionário a aumentar a quantidade de metros quadrados capinados para receberem mais. “Eles deveriam pagar nove mil e quinhentos reais, mas só liberaram R$2.800,00. E ainda falam que não tem dinheiro para os funcionários”, completou. Mas a queixa mais grave é a de que os trabalhadores não teriam registro, e que dois menores – de 15 e 17 anos – estariam “empregados” sobre o regime de trabalho infantil.
Renato Foresto (PT), porém, afirmou que o Município deve ser responsabilizado também. “Foi a Prefeitura quem contratou esta empresa e, portanto, deveria checar a idoneidade dela”, disse. Por sua vez, José Maria Adriano (PMDB) alegou que os integrantes do governo “não estão fazendo as coisas direito”, e ressaltou: “Tenho certeza que o prefeito não está sabendo disso. Dever ter alguns lá de dentro conspirando contra ele”, finalizou. Por fim, Foresto disse que “a responsabilidade é do prefeito. Se o secretário erra, quem responde é ele”.