Secretaria de Trânsito de Ribeirão descumpre lei mas evita acidentes

 

‘Em Ribeirão Pires algumas leis são quebradas para beneficio da população’. Parece contraditório, mas é assim que tem acontecido, por exemplo, com a implantação dos tachões que foram colocados em alguns lugares na cidade, em especial aqueles que foram instalados na passagem denominada ‘Ponte Seca’, que liga o Centro Velho e o Centro Novo da cidade.

Como acontece na Ponte Seca, tachões são proibidos como redutores de velocidade

Como acontece na Ponte Seca, tachões são proibidos como redutores de velocidade

 

De acordo com o código de trânsito estabelecido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a utilização de tachões como redutor de velocidade é proibida. “Altera a Resolução nº 39, de 21 de maio de 1998, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, para proibir a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como sonorizadores ou dispositivos redutores de velocidade”. Porém, a Secretaria de Trânsito resolveu por conta, instalar estes tachões e assim, descumprir a lei.

Carros passam por tachões irregulares

Carros passam por tachões irregulares

Mas vale ressaltar que dados informais apontam uma diminuição bastante significativa no número de acidentes. Segundo estas informações, em média seis acidentes por semana aconteciam no local e, após a instalação dos tachões como redutores de velocidade, o número caiu drasticamente para zero. Ou seja, por um lado uma lei impede a utilização dos sinalizadores, por outro, a segurança no trânsito atinge índices exemplares.

A prefeitura de Ribeirão Pires através de nota, disse que “a Secretaria de Transportes e Trânsito designará uma equipe técnica para a avaliação no local”.

A solução para o problema seria a substituição do tachões por lombadas (ou quebra-molas). Segundo uma justificativa extraoficial, a Prefeitura atualmente busca concretizar essa solução, porém depende de que uma empresa vença um processo licitatório para a construção desses obstáculos na via. Até lá, a situação parece que irá ficar da mesma maneira.

A instalação de tachões é feita pela empresa Serget, que venceu a licitação para “sinalização de trânsito” da cidade, o que reforça a ilegitimidade da instalação destes tachões como redutores de velocidade.

 

 

 

 

 

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