Ribeirão Pires comemora em 2014 os 300 anos da construção da Igreja de Nossa Senhora do Pilar. Para celebrar os três séculos da Capela, que é patrimônio histórico tombado pelo Estado, a Prefeitura preparou programação especial para o evento que leva o nome da Igreja. Nos quatro dias de festa, o Fundo Social de Solidariedade receberá doações de alimentos no local.
Desde 1936, A Festa de Nossa Senhora do Pilar recebe visitantes locais e do entorno, além de contar com missas, shows musicais, entre outras atrações. A 78ª edição será realizada entre os dias 1º a 04 de maio e terá apresentações musicais como Sérgio Reis, Padre Juarez de Castro, Teodoro & Sampaio e Almir Sater. Sobre a festa, o prefeito Saulo Benevides disse que “mais do que uma celebração, a Festa do Pilar é uma tradição para visitantes e moradores, em um dos locais mais importantes da história de Ribeirão Pires, a Igreja do Pilar”.
300 anos de história
Pesquisas indicam que a igreja, em taipas de pilão, com 40 cm de espessura, foi erguida em 1.714 pelo Capitão Mor Antônio Corrêa de Lemos, e abençoada pelo Frei Pacífico, no dia 25 de março daquele ano.
Apesar de existirem várias vertentes explicando a construção da Capela, localizada na Avenida Santa Clara, em Ribeirão Pires, não existe qualquer dúvida sobre a importância enquanto marco para toda a região, uma vez que ao seu redor surgiram os primeiros núcleos habitados da cidade, segundos relatos históricos.
A construção da capela deu origem a um pequeno povoado às margens do rio Guapituba e próximo a sua nascente, que alguns denominavam de Geribatiba. Registros apontam que a construção da igreja ocorreu, inicialmente, entre 1.549 e 1.550, sofrendo posteriormente várias reformas e modificações.
Confira a programação completa da 78ª Festa de Nossa Senhora do Pilar:
01 de maio (quinta-feira)
10h – Missa Padre José Silva (Capela)
14h – Cavalgada e Romaria (saída do Complexo Ayrton Senna)
16h – Missa Campal com Padre Juarez de Castro e Padre José Silva
18h – Padre Juarez de Castro
19h30 – Orquestra de Violeiros e Berranteiros de Mauá
20h30 – Catira AZ de Ouro de Mauá
21h – Ataíde e Alexandre
02 de maio (sexta-feira)
18h – Serradinho e Ribeirinho
19h – Wagner Mineiro e Banda
20h – Paulo Pacheco e Banda
21h – Sérgio Reis
03 de maio (Sábado)
16h – Adão Henrique e João Ramalho
17h – Léo Félix
18h – Eric Russi / Grupo Orbe
19h – Missa (Capela)
20h – Bruno Miguel
21h – Teodoro & Sampaio
04 de maio (domingo)
14h – Grupo Orbe / Pintura Facial
15h – Missa (Capela)
16h – Teatro Infantil Sítio do Pica Pau Amarelo
17h – Luiz Henrique e Marcel
18h – Banda Méritos
19h – Juliano e Daniel
20h – André Mello e Diego
21h – Almir Sater