Na última sexta, foram empossados os membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Ribeirão Pires, que conta com representantes da sociedade civil e do Poder Executivo e tem como função elaborar e fiscalizar políticas públicas com este foco.
Foram empossados seis membros da sociedade civil representados por terreiros, capoeiristas, indígenas e membros da comunidade LGBT – membros de entidades como o GAD ABC, Berim-Bras, Ilê Asê Ossum Adelode, Irmã Gezebel, Baiano João do Cajueiro e Caboclo Ubiratã – e mais seis representantes do Poder Público, todos com os respectivos suplentes.
Para os conselheiros empossados, a oportunidade é de participar ativamente das propostas para melhoria de Ribeirão Pires. “A ideia é representar não apenas a parte religiosa, mas também a social, para unir todos os envolvidos e diminuir os preconceitos”, afirmou Wilson dos Santos, representante da Ilê Asê Ossum Adelode, entidade de caráter religioso criada há 18 anos.
O prefeito Saulo Benevides, participou do evento e assinou a nomeação de posse dos membros. “Apoiamos a ação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, dando suporte para repasse de verbas mediante projetos apresentados e oferecendo estrutura necessária aos conselheiros. Este é importante trabalho, feito voluntariamente por pessoas preocupadas com o desenvolvimento de nossa cidade e a redução das desigualdades sociais”, declarou.
Os titulares da Sociedade Civil são Gilson Germano Cascardi, Mirian Aparecida Bernardino, Wilson dos Santos, Paula Regina Ferreira, Willian Domingos Ferreira e Lucas Santos Barbosa. Os suplentes são Alaor Vieira dos Santos, Delaine Portella, Rosangela Pereira da Silva, Tandara Renata de Oliveira, Maitê Giacomini Alves e Paulo Panigali. Do Poder Executivo, os titulares são Célia Aparecida Santos, Marinel Gomes da Cruz, Sandra Regina Silva, Josenilda Farias de Oliveira e Thiago Pereira de Araujo. Os suplentes são Rodrigo Silva Cardoso, Denis Batista dos Santos, Bruna Almeida Sanches, Janete Chagas Nascimento e Mariana Fátima Evangelista.