A celulite é, sem dúvida, a maior vilã das mulheres. Excesso de peso, sedentarismo e má alimentação são algumas das causas do aparecimento das indesejadas.
Cremes, drenagem linfática, exercícios físicos e diversos outros recursos para prevenir a celulite podem perder o efeito se uma alimentação balanceada não fizer parte da rotina. Confira a lista de alimentos recomendados por especialistas para evitar os furinhos na pele: Doces – O açúcar em excesso não é transformado em energia pelo organismo e fica armazenado na forma de gordura. Nas mulheres, essa reserva de gordura tende a ficar acumulada na pele, gerando inflamações que favorecem a celulite. De acordo com as orientações da Pirâmide Alimentar, os doces devem corresponder a um máximo de 220 kcal do nosso dia, o equivalente a 50 gramas de chocolate ao leite.
Gorduras – Frituras e outros alimentos ricos em gordura saturada são os maiores vilões da pele saudável. Até os alimentos ricos em gorduras boas transformam-se em gordura trans, gordura saturada, compostos oxidantes e compostos pró-inflamatórios quando aquecidos a altas temperaturas. Todas essas substâncias desencadeiam processos inflamatórios na pele e provocam um acúmulo de gordura localizada, causando ou agravando a celulite.
Não é preciso, porém, ser radical e cortar completamente as gorduras da alimentação – muitas delas são benéficas à saúde. Óleos vegetais, sementes, castanhas e frutas como o coco, o abacate e o açaí possuem gorduras boas e devem fazer parte de uma alimentação saudável, desde que consumidos com moderação.
Bebidas com gás – Refrigerante e até água com gás também podem ser causadores dos furinhos, pois eles favorecem o inchaço, prejudicam a circulação sanguínea e dificultam a irrigação dos tecidos. O limite de ingestão de água com gás deve ser de 200ml por dia.
Cafeína – Café e chá mate contêm muita cafeína, um componente diurético que leva à desidratação do organismo quando consumido em excesso. Em um corpo desidratado, a circulação sanguínea é prejudicada, levando ao aumento da celulite. Consuma, no máximo, duas xícaras de café sem açúcar por dia para evitar os furinhos.
Sódio – Sal de cozinha, caldos prontos, molho de soja e produtos processados devem ser controlados no cardápio. O sódio em excesso pode levar à retenção de líquido, fator que influencia a formação de celulite. O ideal é não consumir mais 2g de sódio por dia, o que equivale a uma colher de chá de sal. Recomenda-se observar no rótulo dos produtos industrializados a quantidade de sódio por porção antes de consumi-los, com atenção dobrada aos embutidos, biscoitos, pães, temperos prontos, sucos e refrigerantes. Aumentar a ingestão de água durante o dia também contribui para a diminuição da retenção de líquido, ajudando o organismo todo a funcionar melhor.
Carboidratos refinados – Por serem metabolizados mais rapidamente no organismo, os carboidratos refinados são facilmente transformados em açúcares, que viram gordura. Optar pelos carboidratos complexos (grãos e versões integrais) não só evita a celulite como ajuda a combatê-la, já que os alimentos integrais possuem nutrientes que ajudam o organismo a conter as inflamações, diminuindo os furinhos.
Álcool – O consumo de bebida alcoólica em excesso pode prejudicar a circulação sanguínea e causar retenção de líquidos. Além disso, o álcool é automaticamente transformado em gordura pelo fígado, o que resulta em acúmulo de gordura localizada e aparecimento das temidas celulites. Quando for beber, o ideal é limitar-se a dois copos de cerveja e ou um de caipirinha.