Os problemas decorrentes da morosidade do sistema judiciário brasileiro, diariamente exposto como um entrave ao setor podem estar com os dias contados. Uma plataforma tecnológica que, de maneira simples e eficiente, pesquisa temas da área jurídica, já está sendo utilizada em inúmeros escritórios de advocacia do país.
Essa é proposta da plataforma da Editora Revista dos Tribunais (www.rtonline.com.br), que facilita consulta à jurisprudência, doutrina, súmulas, notícias e legislação. “A pesquisa subsidia a estruturação de uma defesa ao mostrar, em casos similares, quais leis foram citadas, qual a argumentação usada pelos advogados e as decisões e os motivação dos juízes. Isso ajuda embasar uma defesa de tese estruturada de forma rápida e eficaz”, destaca Antônio Belinelo, Diretor Presidente da Editora Revista dos Tribunais.
A plataforma, lançada recentemente no Brasil, combina a tecnologia Thomson Reuters, principal produto de pesquisa legal nos Estados Unidos com o tradicional conteúdo da Editora Revista dos Tribunais. A editora Revista dos Tribunais, com o objetivo de aprimorar o serviço, associou todo seu conteúdo primoroso dos periódicos publicados, à plataforma desenvolvida pela Thomson Reuters para o mercado brasileiro. “Uma pesquisa bem estruturada, ou seja, a elaboração de uma tese bem definida demonstra que o operador é um profissional criterioso. O sistema permite que isso ocorra na prática”, diz Belinelo.
“São mais de 100 profissionais que trabalham, diariamente, atualizando a plataforma com decisões que podem mudar o curso de um processo. Em termos de pesquisa e modernidade, sem sombra de dúvida, faz uma grande diferença no trabalho de elaboração de uma tese”, ressalta Belinelo.
Trata-se de um serviço pioneiro de alta tecnologia no Brasil que oferece uma análise com valor agregado, apresenta resultados de acordo relevância de assuntos jurídicos e autores, além de organizar resultados de interesse do próprio usuário, num sistema de indexação inteligente, o índice Tesauro. “Podemos afirmar que isso muda, em termos de ganho real de tempo e precisão, um paradigma na área jurídica. De forma prática, o setor jurídico dá um salto em produtividade”, explica Belinelo.
O conteúdo de qualidade dos periódicos possui qualidade reconhecida pela CAPES, inter-relacionado editorialmente por uma equipe de advogados especializados com pós-graduação. Importantes juristas brasileiros também já aderiram à ferramenta, que foi desenvolvida de acordo com as necessidades dos clientes. Entre eles, os doutores Édis Milaré, René Ariel Dotti, Luiz Rodrigues Wambier e Luiz Guilherme Marinoni. Dr. Belinelo ainda pontua que: “Em doutrina é até possível contornar o problema, consultando apenas livros, mas para as leis e, principalmente jurisprudência, a tecnologia é indispensável e intrinsecamente ligada à evolução do direito”, finaliza.