Prolongar a juventude é desejo de todos, mas desfrutar de uma velhice sadia é sabedoria de poucos. Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Uma das principais causas de acidentes e de dificuldades na melhor idade são as quedas que geralmente acontecem por anormalidades do equilíbrio (provocado pelo declínio da força muscular), desordens visuais, ritmo lento de passadas, doença cardiovascular, alteração cognitiva e automedicação.
O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:
– Fortalece os músculos das pernas e costas (favorecendo o equilíbrio e postura);
– Mantém o peso corporal;
– Aumenta o ritmo das passadas;
– Melhora a mobilidade;
– Diminui o risco de doença cardiovascular;
– Menor deterioração da aptidão física;
– Aumenta a longevidade;
– Aumenta a força muscular;
– Diminuição da ansiedade, insônia e depressão.
A atividade física tem mostrado grande eficiência no auxílio ao tratamento de artrose, artrite, cirurgias de joelho, tornozelo, coluna vertebral, entre outros, onde fortalece laços de parceria com a medicina cujo objetivo comum é “cuidar, melhorar, curar”.
“Após uma cirurgia de fratura patelar e várias sessões de fisioterapia (cerca de cinquenta), meu médico especialista em ortopedia de joelho, Dr. Fabio Colette, concordou com a interrupção dessas sessões, desde que prometesse frequentar aulas de hidroginástica. Estava totalmente sem força, equilíbrio e usava o corpo de minha filha Iara para locomoção. Iniciei as aulas de hidroginástica com minha professora Christiane Luiz (CREF 16.322-G/SP*) e hoje posso dizer que recuperei tudo e estou feliz. E vou continuar com a hidroginástica, conta Ivone Ferrante de Barros, aluna da Academia Nova Aguazul.
A atividade física pode fazer muito pela melhora da qualidade de vida de todos desde que bem direcionada.
“Tenho artrose nos dois joelhos e uma intervenção cirúrgica (hérnia de disco) na cervical. Vivia ‘travando’ a coluna. Depois de iniciar com a hidroginástica, nunca mais travei e já não sinto as mesmas dores nos joelhos”, fala Maria Izabel de Barros, que também pratica a modalidade na Academia Nova Aguazul.
O mais importante é que a escolha da atividade a ser seguida lhe dê prazer: hidroginástica, natação, Dança de Salão, musculação, caminhada, alongamento, são algumas das várias opções. Consulte sempre o seu médico antes de iniciar qualquer atividade e, quando definir qual seguirá, observe sempre o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) do estabelecimento. Muito Importante: Viva bem a idade tem!
SANDRA REGINA BENTO MOREIRA
Coordenadora Academia Nova Aguazul
CREF. 0077185-G/SP