O secretário de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Jorge Mitidiero, compareceu à Câmara Municipal para dar esclarecimentos quanto à aplicação do PSF (Programa Saúde da Família) e sobre a recente quebra de contrato com a nova administradora da saúde municipal, a Illuminatus. Mitidiero, que sempre se mostrou contrário à aplicação do Programa, revelou que o PSF é uma imposição do Ministério da Saúde, sem o qual o município fica impossibilitado de firmar convênios com a União.
“A principal mudança será o atendimento médico que passa a ser o mesmo para todos os membros da família. Um generalista que fará atendimento pediátrico, ginecológico, obstétrico, etc.”, explicou o secretário. Mitidiero tem uma visão otimista do Programa: “Acredito que teremos muito sucesso nisso”, declarou.
Embora o PSF deva englobar todo o território municipal, a transição será gradual.
Questionado sobre a queda de contrato com a Illuminatus, o secretário explicou que durante o período em que ela esteve atuante houve melhoria na qualidade de atendimento e serviço prestado no Hospital e Maternidade São Lucas. O motivo da saída seria a dificuldade da entidade na prestação de contas, o que acarretava no atraso de pagamentos.
Uma atual licitação está em andamento para a substituição da Illuminatus.