O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Diadema, Mário Reali, entregou ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o documento com as prioridades de investimento e custeio para a rede regional de atenção à saúde na região. A entrega foi realizada na manhã de sábado (18), durante a inauguração da Unidade Básica de Saúde ABC (Rua das Ameixeiras, 679, Jardim ABC), em Diadema.
O documento foi construído pelos secretários de saúde da região, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio, com o detalhamento do item relacionado à saúde da Carta do ABC ao Governo Federal entregue à ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, em maio. A carta possui dez itens e os GTs do Consórcio estão detalhando as propostas de cada um, sendo que o GT Saúde foi o primeiro deles.
São investimentos estimados em cerca de R$ 300 milhões, concentrados em sete itens: infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, projeto Telessaúde, construção e complementação dos complexos reguladores municipais, Rede Cegonha, projeto de ampliação e qualificação da Rede de Saúde Mental, implantação do centro de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras e da unidade de diagnóstico mamário e ampliação de leitos gerais e de UTI na região.