Ao completar o segundo mês de implantação em Ribeirão Pires, o Programa Cidade Limpa já começa a transformar a paisagem da cidade. De 1º de abril, data em que entrou em vigor o período de adequação da Lei, até o fechamento desta edição, foram contabilizados pouco mais de uma dezena de comerciantes que já haviam licenciado os seus anúncios e pouco mais de uma centena que participou das palestras Cidade Limpa, tanto na ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires), quanto nos bairros Ouro Fino Paulista e Jardim Caçula.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda inovou na prestação do serviço público, disponibilizando eletronicamente, tanto as informações a respeito da adequação, a Lei e o Decreto, quanto o formulário para preenchimento dos comerciantes que buscam sua regularização e de maneira simples e desburocratizada. Eles recebem sua licença no ato da entrega, por meio de um selo adesivo com o número que não precisa ser mais renovado, tem validade perante a fiscalização e o isenta de futuras taxas de publicidade e ainda lhe confere um desconto de 10% no IPTU de 2012, pela sua colaboração.
Uma grande campanha de divulgação já está nas ruas e nos comércios
Todos os totens turísticos da cidade já têm um banner com um alerta para os prazos de adequação, ou seja, 30 de junho para os anúncios publicitários, como Outdoors, pinturas de muros, laterais de prédios, placas e publicidade em geral, e 30 de setembro para anúncios indicativos, que são as fachadas de comércios.
Mais de 20.000 folhetos foram distribuídos na rede pública de ensino, para que as crianças levem e discutam essa informação com os seus pais e responsáveis, ampliando o nível conscientização da população que passa a apoiar o programa
Nos dias 7, 8 e 9 de junho está agendada uma grande ação de divulgação para os comerciantes em toda a cidade. Os alunos do Curso de Eventos da ETEC – Centro Paula Souza de Ribeirão Pires, participarão de um mutirão que visitará todos os comércios e serviços, distribuindo cartilhas e adesivos para os carros no centro e nos bairros, no intuito de esclarecer aos comerciantes, como eles podem e devem se adequar e multiplicando o conhecimento recebido da PMRP.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego, Renda, Marcelo Menato, reforça a necessidade da implantação desta lei no sentido de preservar e valorizar o título de Estância Turística, privilégio de menos de 10% das cidades paulistas e que traz anualmente uma receita importante para os investimentos no turismo e finaliza dizendo que tem grata satisfação em receber amplo apoio dos cidadão e empresários .
O Programa Cidade Limpa tem uma Campanha de divulgação que compreende vários canais de comunicação, conscientização, informação e apoio ao cidadão:
Acessando o site da Prefeitura: www.ribeiraopires.sp.gov.br/cidadelimpa
Enviando mensagens para o e-mail: [email protected]
Assistindo palestras Cidade Limpa: segundas-feiras das 8h às 10h na ACIARP
Comparecendo ou telefonando para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico:
Rua Felipe Sabbag, 200 – 3º. Andar do Shopping Garden das 9h00 às 16h00, ou pelo telefone (11) 4828-9108 com a equipe do programa Cidade Limpa.