A cidade de Ribeirão Pires, apesar de contar com o serviço, até algumas semanas atrás não tinha no município uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência). Após esforços do secretário Jorge Mitidiero e do titular da Pasta de Saúde de Mauá, Paulo Eugenio, a viatura já se encontra baseada em Ribeirão.
Na região, o atendimento do Samu é pelo 192 e a central fica em Mauá, onde se concentra as ligações de urgência que são encaminhadas para Ribeirão e que também atende Rio Grande da Serra. Até pouco tempo atrás, as demandas encaminhadas para Mauá eram atendidas por viaturas que saiam de lá, fazendo com que o atendimento ficasse demorado.
“Essa situação trazia problemas na hora de um socorro devido à distância de Mauá até aqui Ribeirão e Rio Grande. Depois de muita conversa e boa vontade do secretário de Saúde de Mauá, Paulo Eugenio, conseguimos a volta de uma unidade da Samu para ficar baseada em Ribeirão Pires”, contou Mitidiero.
A volta da viatura da Samu aumenta a frota de ambulâncias. Atualmente são seis em atividade, sendo duas UTI´s e mais quatro básicas que se localizam no Setor de Ambulâncias da Secretaria de Saúde.
Juntam-se a estes veículos carros, kombis e vans que, só no último mês, prestaram mais de 4.130 atendimentos entre resgate e transportes de pacientes para exames e consultas.