Mensalmente, os presidentes das Câmaras de Vereadores do Grande ABC se reúnem para discutir os problemas em comum das sete cidades e propostas para possíveis soluções. Gerson Constantino (PV), presidente da Câmara de Ribeirão Pires, foi anfitrião do encontro na última segunda-feira (16). Apenas dois presidentes não compareceram: Waldemar Perillo (PSDB), de Rio Grande da Serra, mas que enviou representante, o vereador Valdir Marques (PSDB) e José de Araujo (PMDB), presidente da Casa em Santo André, que justificou a ausência, mas não teve representação.
Gerson disse que são os vários os problemas a serem debatidos entre os presidentes dos legislativos municipais. “Temos o problema da Billings; do transporte; tem um projeto que eu estou ensaiando para iniciar que é uma campanha de educação no trânsito, de orientação aos motoristas, para que deem a vez para o pedestre passar, algo educacional, não punitivo; sobre o Tribunal de Contas (TC), como são trabalhadas essas questões, apesar de que eu tenho me dado muito bem com o TC, pois eles viram a nossa seriedade com a coisa pública, enfim, é uma troca de ideias e com isso a gente vai trocando experiências, avançando”, disse.
Nesse encontro, o tema principal foi a reforma política. No debate, houve a ideia de elaborar uma cartilha específica. “Existem muitas dúvidas sobre a proposta a ser ou não votada em Brasília”, justificou Gerson.
A próxima reunião entre os presidentes das Câmaras será no próximo mês, em São Bernardo do Campo.