Atendimento em domicílio

Eliana Maciel de Góes

Médica Veterinária

CRMV 4.534

É cada vez mais comum veterinários se disponibilizarem para a realização de atendimentos clínicos em domicílio. A explicação para o aumento da procura desta mais cômoda situação para os animais e seus proprietários relaciona-se a vários fatores, tais como: falta de tempo do proprietário em levar seu animal no consultório e dificuldade de deslocamento (excesso de trânsito especialmente nos grandes centros urbanos).

Além de ser mais cômodo para os donos, no habitat “natural” do animal de estimação, o veterinário observador terá mais facilidade de entender o que está acontecendo de fato com o bichinho

Diante de uma cidade como Ribeirão Pires que possui cerca de 20.000 cães e 4.000 gatos, é difícil atender todos estes pacientes nos consultórios, já que os proprietários trabalham e os deixam muitas vezes com parentes ou com a empregada.

Um grande diferencial proporcionado por esta iniciativa é que no habitat “natural” o veterinário observador terá mais facilidade de entender o que está acontecendo de fato com o animal. Para o homeopata, por exemplo, conhecer o ambiente do seu paciente e seu real comportamento pode facilitar bastante o diagnóstico medicamentoso.

Para pets ansiosos e medrosos, a dinâmica da casa é importante e decisivo para a melhora dos sintomas. Especialmente nas doenças alérgicas, é fundamental conhecer, por exemplo, local onde o animal dorme, se é iluminado, ventilado, se tem cortina, tapete, plantas ou se a casa cheira desinfetante.

Para sintetizar, considere as seguintes dicas:

1-      O animal não se estressa, pois evita o transtorno do trajeto de sua casa até o estabelecimento veterinário.

2-      Evita acidentes, como animais assustados que escapam de coleiras, descem correndo dos carros, etc.

3-      Especialmente nas doenças alérgicas, a avaliação do ambiente onde o animal vive é primordial para a identificação de alérgenos que podem desencadear a doença.

4-      Nas consultas homeopáticas, é muito importante traçar um perfil da personalidade do animal. Desta forma, a avaliação do seu habitat próprio é totalmente diferente de quando ele está em uma Clínica Veterinária, sofrendo uma série de estímulos.

5-      Maior comodidade para ao cliente, que sem sair de casa e com horário previamente agendado, recebe o veterinário para a consulta, com menor risco de desmarcar.

6-      Evitam-se multas de trânsito, pois a grande maioria dos proprietários transporta seus animais de forma errada, ou seja, sem colocá-los em caixas de transporte adequados ou não disponibilizando cintos de segurança para os mesmos.

7-      Diminuem-se transtorno como vômitos ou diarreias que ocorrem frequentemente em animais que estão sendo transportados, especialmente pelo estresse.

8-      Para muitos animais, o atendimento em domicílio reduz agravações de certas doenças, especialmente nos cardíacos, idosos e nos animais com muita sensibilidade dolorosa, especialmente aqueles com dores de coluna.

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