Na última edição, o Mais Notícias apresentou um novo visual. O jornal passou por uma mudança em seu design gráfico, alinhando-se às tendências do mercado editorial com o objetivo de deixá-lo mais moderno, mais bonito, mais interativo, mais leve e, assim, mais gostoso de ler.
A renovação foi desenvolvida pela Casa das Ideias, que conhece bem a proposta do Mais Notícias, uma vez que teve participação na sua fundação. “Sempre fomos parceiros do Mais, mesmo após nosso desligamento do jornal, ainda no seu primeiro ano. Como agência de publicidade, a Casa das Ideias procura manter um bom relacionamento com todos os veículos de mídia. E com o Gazeta (Antonio Carlos Carvalho, editor do Mais Notícias) sempre tivemos abertura para sugerir melhorias. Há tempos vínhamos notando que ao longo dos seus 8 anos o Mais sofreu algumas pequenas mudanças no seu projeto gráfico e editorial originais, mudanças essas que acabaram deixando o jornal um tanto ‘pesado’, indo na contramão da tendência atual da mídia impressa, que são jornais mais leves, com matérias curtas e objetivas”, fala o publicitário e sócio-proprietário da agência, Marcio Marques, que conta como se deu o desenvolvimento do projeto. “Começou com um briefing, onde o Gazeta nos passou os aspectos principais que ele queria mudar no Mais. Trabalhando em equipe, sugerimos outros pontos que consideramos importantes. O projeto gráfico foi desenvolvido a 6 mãos: eu e os designers gráficos Eduardo Kakisaka (também sócio-proprietário da Casa das Ideias) e Fábio Cezar”.
Marcio destaca que as mudanças deixaram o jornal mais “leve” visualmente. “Na capa isso já fica muito evidente. O redesenho da logomarca trouxe um ar de modernidade. Priorizamos o aspecto visual, o que não quer dizer que o jornal perde em qualidade de conteúdo. A vantagem é que agora o leitor tem a opção de fazer uma leitura rápida dos principais assuntos da semana e, se quiser se aprofundar em algum desses assuntos, pode buscar mais informações no site do jornal”.
O publicitário ressalta a importância da mídia impressa passar por um processo de modernização. “Na vida, tudo tem que se modernizar e a rapidez com que a tecnologia se desenvolve faz com que essas mudanças ocorram em intervalos cada vez menores de tempo. Imagine alguém que usa a mesma roupa todo dia… Além do aspecto higiênico, na terceira vez que você ver essa pessoa, vai ter a sensação de já tê-la visto muitas vezes. Na mídia impressa é a mesma coisa, já que não só a informação, mas o visual, conta muito para atrair a atenção dos leitores. Com a convergência das mídias (papel + internet), é cada vez mais necessário que a linguagem visual de uma se aproxime da outra. Já pensou se o Estadão, por exemplo, tivesse a mesma ‘cara’ de quando foi fundado, há mais de 120 anos? Certamente não iria ter muitos leitores hoje…”.
Casa das Ideias – A responsável pelo novo layout do Mais Notícias tem experiência na área de design gráfico de longa data. “Quando iniciamos, há mais de 16 anos, éramos apenas três meninos que prestavam serviços de criação e arte para as gráficas da região. Hoje a Casa das Ideias é um bureau de criação gráfica que presta serviços completos de uma agência de publicidade, assessorando, criando e veiculando peças e campanhas publicitárias. Temos muito orgulho de ter criado mais de 500 logomarcas de empresas locais e da região ao longo desses anos. Inclusive algumas já estão precisando pensar em uma atualização de brand (marca), como fizemos com a nossa própria logomarca e com a do Mais Notícias. As exigência da Lei da Cidade Limpa é um excelente pretexto para se mudar, não só a fachada da empresa, mas toda a sua comunicação visual, incluindo a sua marca”, diz Marcio.
Leitores aprovam novo visual – Após a circulação do novo Mais Notícias, foram muitos os comentários de aprovação da reforma gráfica: “Aprovado”, disse o advogado e presidente do PSDB de Ribeirão Pires, Marcus Tibério.
“Parabéns, o novo Mais Notícias ficou muito bom”, falou Gabriel Dias.
“Adorei o novo visual do jornal. Muito bom. Parabéns!”, opinou o professor Sérgio Simka.
“Parabéns, o layout ficou muito bom!”, afirmou o secretário adjunto de Emprego e Renda, Marcelo Dantas.
“Quero parabenizar toda a equipe do Mais Notícias! (O jornal) está cada vez melhor!”, disse Regina Santana.