O desejo de ganhar um jogo de panelas, uma geladeira, liquidificador ou batedeira é coisa do passado. Hoje em dia, as mães estão cada vez mais ligadas à tecnologia.
Pesquisas realizadas pela Sophia Mind mostraram que o tempo dedicado ao mundo virtual não é diferente entre as mães e as mulheres sem filhos, inclusive as primeiras passam mais tempo nas mídias sociais. Elas as acessam pelo menos uma vez por semana para ler assuntos de interesse e notícias e, principalmente, com o intuito de se comunicar com os amigos e familiares.
O levantamento constatou que as mães costumam fazer compras online e os principais produtos são livros, revistas e eletrônicos. Elas também pesquisam mais sobre os produtos que as mulheres sem filhos, já que assim, elas poupam tempo na hora da compra, mas sem deixar de se preocupar com a qualidade do que consomem.
Uma pesquisa realizada pelo portal BabyCenter US em março, concluiu que as mães que possuem smartphones dedicam em média 6,1 horas por dia ao uso do aparelho, bem mais do que as 2,5 horas gastas entre as mães que fazem uso de um celular comum. O estudo destaca o grande crescimento registrado nesse mercado, em que há dois anos apenas 22% das mulheres usavam a internet através desses dispositivos móveis.
Os principais motivos que impulsionaram o consumo dessa tecnologia estão relacionados a viabilidade de se manterem conectadas a qualquer hora e lugar para a busca de ferramentas que as auxiliem a resolver e organizar sua vida familiar.
O conteúdo que acessam também apresentou diferenças significativas: elas são mais propensas a acessar jogos, mídias sociais e informações sobre saúde. Por outro lado, conteúdos como mapas, ferramentas de produtividade e informações sobre finanças são de baixo interesse para esse público.
O que elas querem ganhar – Outra pesquisa revela que tudo o que está descrito acima procede. Levantamento da OH Panel, encomendado pelo site de compras “Mercado Livre”, apresentou o seguinte resultado: das 4,9 mil mães entrevistadas de nove países da América Latina, inclusive o Brasil, 44% responderam que adorariam ganhar um produto eletrônico. Entre eles estão os smartphones, tablets, notebooks.
Também foi questionado como as mães se sentem na atualidade: 55,7% das entrevistadas se consideram modernas ou tecnológicas. A pesquisa aponta ainda que 85,2% das mulheres consultadas são a favor da compra de seu presente pela internet. Para elas, é uma forma de encontrar preços acessíveis, mais alternativos e também uma maneira de fugir das filas.
E não para por aí: De acordo com uma enquete online realizada pela Intel Brasil, 39% das mamães vivem pedindo um PC novo para os filhos e 29,6% delas querem ganhar um computador para poder trabalhar.
Cerca de 15,1% das mães que participaram dessa enquete são “geeks” (capazes de utilizar todas as ferramentas do computador e da rede), enquanto que 11,2% estão as mães que gostam de jogar paciência e outros jogos e acessar às redes sociais.