Embora esteja acontecendo desde novembro de 2010, muita gente ainda desconhece a mudança no sistema de ambulâncias em Ribeirão Pires. Antes desse período, as ligações eram recebidas na Central de Ambulâncias Municipal, mas agora, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência – SAMU REGIONAL -, com base localizada na cidade de Mauá, recebe as ligações do município de Ribeirão Pires, através do número 192. Esta base está habilitada para atender também o próprio município de Mauá e Rio Grande da Serra.
Segundo a Prefeitura, a mudança foi necessária para cumprir a Portaria nº 2137 de 07/10/2004, que habilitou o serviço de atendimento móvel de Urgência e Emergência regional.
“Houve a transferência para cumprir as portarias do Ministério da Saúde e o termo de compromisso entre as cidades dessa microrregião, que para a implantação do SAMU, custeio e novos recursos, seria necessário que as ligações caíssem na base regional do SAMU. Além disso, outra exigência do Projeto SAMU é que todas as ligações recebidas através do 192 sejam atendidas por médicos reguladores, 24 horas por dia, que fazem a escuta médica, a regulação, o envio e coordenação do serviço apropriado a cada caso, além do contato permanente com os hospitais da região”, informou o Executivo, em nota.
Ao cair uma ligação na base regional SAMU, o médico regulador faz a escuta médica e, dependendo do caso, envia o serviço de atendimento móvel de Urgência SAMU, ou encaminha o caso para a Central de Ambulância Municipal, para fazer o atendimento.
“O novo sistema é vantajoso e melhora o atendimento devido a regulação ser feita pelos médicos, com atendimento apropriado para cada caso. Além disso, uma ambulância do SAMU ficará em Ribeirão Pires, na base municipal, conforme portarias”, finalizou a Prefeitura.