O índice de vítimas fatais em acidentes nas estradas paulistas caiu 17,8% neste feriado de Páscoa em comparação ao feriado do ano anterior. O índice de acidentes (IA) do último feriado foi de 0,87, contra 0,81 em 2010. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, registrou uma diminuição de 2,81 para 2,31, de uma operação para outra. Neste feriado, em números absolutos: foram 1.542 acidentes, 41 mortos e 774 feridos. A Operação Páscoa, elaborada pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes, foi realizada no período entre às 0h do dia 20 às 24h do dia 24 de abril.
Para esclarecer melhor, o índice de acidentes (IA) não é o número absoluto de acidentes nas estradas. Ele é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o final de semana foi mais ou menos violento.
Volume de tráfego nas estradas
As rodovias com maior volume de tráfego foram as que dão acesso ao litoral. A Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP 055) registrou o volume total de 118.680 veículos no sentido do litoral norte e 281.707 veículos sentido litoral sul durante todo o feriado. A Rodovia Mogi-Bertioga (SP 098) recebeu 113.794 veículos no mesmo período e a Rodovia dos Tamoios (SP 099) o número registrado foi de 158.713.
A região de Campos do Jordão também foi destino dos paulistas durante a Páscoa. No feriado, pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP 123) transitaram 80.687 veículos. Em 2010, o volume total foi de 58.570.
Na Operação Páscoa 2011 foram executadas medidas operacionais diferenciadas com maior número de viaturas de inspeção e guinchos nas rodovias, além de Unidades de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e veículos de apoio. Durante o feriado foram registrados 1.098 atendimentos ao usuário e a maioria, 770, corresponde à assistência a usuários com veículos com defeito.
Fiscalização
Em relação à fiscalização por parte dos policiais militares rodoviários nas estradas paulistas, houve intensificação no controle rígido de alcoolemia, de velocidade e na fiscalização de motocicletas, além de outros enfoques abrangidos durante a abordagem de veículos e motoristas. Foram lavradas 19.913 autuações por infrações de trânsito diversas em todo o Estado, sendo apreendidos 1.201 veículos, 293 carteiras de habilitação e 2.177 documentos de veículos por irregularidades. Quanto às questões de controle de alcoolemia, foram registrados 121 casos de embriaguez e cerca de 2.500 kg de drogas foram apreendidas.
Reforço nos recursos operacionais e fiscalização mais rigorosa
Várias medidas para manter as estradas seguras foram realizadas pelo DER, Polícia Rodoviária Estadual, Dersa e concessionárias no feriado prolongado. O esforço mútuo do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, Dersa Desenvolvimento Rodoviário, de 13 concessionárias de estradas, que envolveu 450 profissionais, além de 1.1 mil homens do Policiamento Rodoviário, órgão especializado da Polícia Militar do Estado, foi primordial para o sucesso da Operação. Esses tiveram ainda o apoio de outros órgãos da Polícia Militar, incluindo as unidades de policiamento de área da região de São José dos Campos e de Santos, os Comandos de Policiamento da Capital e Metropolitano, o 1º Batalhão de Polícia de Choque (ROTA – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), o 2º Batalhão de Polícia de Choque e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea e batalhões que atuam nas cidades às margens das rodovias.
Sobre os Índices de Acidentes
Os primeiros estudos para uma metodologia que pudesse efetivamente comparar os resultados de acidentes, baseando-se em quilômetros rodados, veículos em trânsito e acidentes, começaram em 1940 nos Estados Unidos e Europa. Em 1956, os estados americanos de Dakota do Sul, Virgínia e Texas começaram a usar esse tipo de índice. Internacionalmente, o índice é conhecido como “Accident rate method”. Além dos Estados Unidos, outros países como Áustria, Dinamarca, França e Alemanha adotam índices semelhantes. No Brasil, a metodologia começou a ser discutida em 1974. Desde 2005, o Departamento de Estrada e Rodagem vem aprimorando o índice, inclusive com a ampliação e melhoramento dos equipamentos de contagem de veículos, possibilitando a divulgação precisa nos últimos anos.
Sobre a Operação Páscoa 2011
A Operação Páscoa 2011 da Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo foi realizada de 20 a 24 de abril e fizeram parte as rodovias Manoel Hypólito do Rego (SP 055), Rio-Santos (SP 055), Padre Manoel da Nóbrega (SP 055), Mogi-Bertioga (SP 098), Tamoios (SP099), Oswaldo Cruz (SP125), Floriano Rodrigues Pinheiro (SP 123), Pedro Astenori Marigliani (SP008), Benevuto Moretto (SP 095), Octávio de Oliveira Santos (SP147), Engenheiro Constâncio Cintra (SP 360) e Raposo Tavares (SP 270).