Na manhã da última sexta-feira (15), o Deputado federal Willian Dib (PSDB), reuniu vereadores e chefes de partidos para explicar as mudanças que ocorrerão com a Reforma Política (atualmente em debate no Congresso Nacional). De acordo com Dib, ainda é cedo para se ter uma certeza sobre quais pontos serão definitivamente alterados. “A proposta final deve ser apresentada em maio e votada em junho. É certeza que teremos uma reforma, porém alguns detalhes ainda precisam ser acertados”, disse o deputado.
Um dos pontos cruciais da mudança será a formação de coligações. Novas regras devem restringir a quantidade e a forma como os partidos se apoiarão. Outra mudança fundamental será no financiamento de campanhas. “Agora, pessoas físicas não podem mais dar dinheiro para campanhas, apenas pessoas jurídicas ou o próprio governo”, explicou Dib. Segundo ele, tal medida favorece os partidos menores uma vez que a verba distribuída entre partidos será semelhante, aumentando as chances de siglas menores de obterem melhores resultados nas urnas.
Após sua explicação, alguns vereadores procuraram o deputado para esclarecer alguns pontos. O ponto mais questionado foi a formação da estrutura de apoio, isto é, se a votação se dará após os partidos apresentarem listas fechadas de candidatos, onde os votos passariam a ser distribuídos igualmente ou se cada partido apresenta nomes para cada distrito (regiões) onde os mais votados são eleitos.