Os planos para a execução de um dos eventos mais tradicionais de Ribeirão Pires e da região – o Festival do Chocolate – estão a mil por hora. No último dia 30, o secretário de Juventude, Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Guto Volpi, e o presidente da ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires), Gerardo Sauter, reuniram-se para conversarem sobre o evento.
Sauter conta que a participação da ACIARP será no mesmo molde dos anos anteriores. “Nossa participação será como parceira da Prefeitura, no sentido de captar os interessados em alugar os chalés e prospectar patrocinadores para o Festival do Chocolate. Em contrapartida, a ACIARP teria uma remuneração de 10% do total arrecadado. Os 90% restantes serão gastos no custo da festa, como decoração, seguros, taxas de fiscalização e taxa de bombeiro”. O presidente da ACIARP diz que a expectativa para o Festival 2011 é grande. “Novamente teremos um novo formato com um novo parceiro, a SEJEL, que assume o Festival este ano, porém, no mesmo lugar com algumas modificações”.
Segundo Guto Volpi, a data do Festival ainda não está totalmente definida, mas a expectativa é que o evento seja programado entre as últimas semanas de julho e as primeiras de agosto, devendo manter-se o número de dias que costuma ser realizado.
Para a edição deste ano, a festa promete grandes novidades. O Complexo Ayrton Senna, sede do Festival, ganhará algumas áreas cobertas com tendas para aumentar o conforto dos visitantes. “O layout definitivo ainda está em formatação e os orçamentos ainda estão sendo analisados”, fala Guto.
Após dois anos tendo cobrança de ingresso, o secretário afirma que deverá ser mantida a gratuidade da entrada mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. “A mudança ocorrerá para que o Festival do Chocolate, já consagrado como uma festa gastronômica e da família, onde não se vende bebida alcoólica, possa ter sua imagem atrelada também à nobreza das causas sociais”, explica.
Em entrevistas dadas no início do ano, Guto havia dito que as apresentações do Festival do Chocolate poderão ser mais intimistas, focando o objetivo de fazer uma festa para toda a família. Questionado se por essa razão, não haverá a possibilidade de apresentações de artistas mais renomados, a exemplo da cantora Cláudia Leite ou de alguma dupla do momento, como o caso de Maria Cecília e Rodolfo no ano passado, ele responde: “Tudo que se faz no Festival do Chocolate é pensando em contemplar as famílias. Por isso, podemos ter sim uma grande atração que tenha esse perfil. O que queremos é que não somente os shows, mas toda a programação cultural do Festival ofereça opções para que pais, mães, filhos, avós, parentes e amigos façam da festa um grande congraçamento”.
As atrações ainda não estão definidas, somente os gêneros musicais: pop rock, MPB e sertanejo.
Além da volta da gratuidade do evento e de um Complexo reformulado, o secretário diz que outra novidade para este ano será um mix mais elaborado de atrações culturais, com apresentações diversas no Teatro Euclides Menato.