O Ensino Médio da Escola Estadual Mario Leandro, localizada no Parque Aliança, em Ribeirão Pires, foi destaque no IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Em 2009, ela havia conseguido 2,03 de pontuação (porém, foi a segunda melhor no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio), passando em 2010 para 3,44. Com isso, a instituição de ensino ficou entre as 50 melhores do Estado. No Grande ABC, apenas ela e uma escola de São Caetano (Professora Maria da Conceição Moura Branco) conseguiram atingir a meta, tendo esta última alcançado um índice de 3,47. A 1º colocada do Estado foi a Escola Antônio Sanches Lopes, da cidade de Balbinos, com 6,94. A pontuação vai até 10.
O IDESP é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo IDESP consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o fluxo escolar. O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.
Na E.E. Mario Leandro, 30 alunos que cursavam o terceiro ano do Ensino Médio em 2010 foram avaliados, em provas realizadas nos dias 10 e 11 de novembro. A diretora Ivanisa Silvestre, fala como o objetivo foi alcançado. “Atribuo essa conquista ao corpo docente, que faz um trabalho muito bom; os professores seguem as orientações da professora coordenadora, eles se empenham muito, assim como os nossos alunos, que têm o conceito de que o ensino é o melhor caminho. Parabéns à todos”.
O desempenho dos alunos rende frutos além do IDESP. Todos os anos, um empresário da cidade, cujos filhos estudaram no Mario Leandro, disponibiliza três bolsas de estudo, integral, para os três melhores alunos do 3º ano do Ensino Médio. Até o momento, dez alunos já foram contemplados com o benefício.