Consórcio discute pauta de ações prioritárias com presidentes das Câmaras Municipais

Em reunião realizada no último dia 1º, o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Diadema, Mário Reali, apresentou a agenda de ações prioritárias aos presidentes das Câmaras Municipais da região. O objetivo é construir uma pauta em consenso com o Legislativo e com os governos estadual e federal que contemple as ações prioritárias para a região. 

Compareceram os presidentes Hiroyuki Minami (São Bernardo do Campo), Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão da Padaria (São Caetano do Sul), Rogério Santana (Mauá), Gerson Constantino (Ribeirão Pires), Waldemar Perillo (Rio Grande da Serra), e o vereador Márcio Paschoal Giudicio, o Márcio da Farmácia, representando o presidente da Câmara de Diadema, Laércio Soares. Justificou ausência o presidente da Câmara Municipal de Santo Andre, José Araújo. 

Participaram da reunião o prefeito Aidan Ravin, de Santo André, e o secretário de Governo de São Bernardo, Maurício Soares, representando o prefeito Luiz Marinho. 

 “A ideia é discutir a pauta e criar uma sintonia com os Legislativos municipais para que o documento tenha cada vez mais densidade e pactuação política. É muito importante a participação dos vereadores para que possamos tirar uma agenda de ações concretas”, afirmou o presidente do Consórcio, prefeito Mário Reali.

Para o presidente da Câmara de São Caetano, Sidão da Padaria, a palavra-chave é unir. “Sou favorável e solidário à iniciativa e acho que é esse o caminho”, disse. O presidente da Câmara de Mauá, Rogério Santana, parabenizou o Consórcio e disse que quer contribuir com o processo. “A palavra que mais aparece na pauta é integração e a informação é fundamental para que os vereadores tenham a consciência da regionalidade.”

Câmara de Ribeirão Pires foi representada na reunião por seu presidente, Gerson Constantino

O presidente da Câmara de Ribeirão Pires, Gerson Constantino, parabenizou a iniciativa. “Acho importante que tenha ocorrido esta reunião e quero me colocar à disposição para participar dos próximos encontros”, afirmou. O presidente da Câmara de São Bernardo, Hiroyuki Minami, perguntou como as Câmaras podem participar das discussões do Consórcio e disse que a Frente Parlamentar do Grande ABC deve discutir um posicionamento sobre o assunto.

O presidente da Câmara de Rio Grande da Serra, Waldemar Perillo, disse que quer somar forças com o Consórcio. “Quero participar das discussões que tragam melhorias para a região e virei sempre que for convidado.” Para o vereador de Diadema Márcio da Farmácia, a reunião é um avanço. “Este encontro é um pontapé inicial e vejo um avanço as Câmaras serem colocadas dentro das discussões da nossa região.”

Para Maurício Soares, o Consórcio é algo novo no Brasil e as discussões devem continuar para melhorar cada vez mais o trabalho integrado com os governos, o Legislativo e a sociedade civil. “Vejo a oportunidade de o documento ser inserido nos orçamentos estadual e federal. Os itens da pauta são de grande importância para a região”, disse.  

A partir do encontro, a proposta é que a comunicação entre o Consórcio e as Câmaras da região seja permanente, com uma agenda trimestral de reuniões.

Agenda – A pauta de ações prioritárias da região foi definida pelos prefeitos no último dia 14, apresentada às bancadas de deputados estaduais e federais da região no dia 21 e entregue ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, no dia 24. O documento também foi encaminhado à ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, no mesmo dia.

No dia 25, o presidente do Consórcio entregou ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o pedido para inserção do Grande ABCD no Plano Nacional de Banda Larga, um dos itens da pauta. No dia 28, a senadora Marta Suplicy recebeu a pauta na sede do Consórcio e se colocou à disposição para debater os temas prioritários no Senado Federal.

A pauta foi encaminhada ao secretário de Estado da Casa Civil, Sidney Beraldo, e ao secretário de Estado do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, com quem será agendada reunião.

Compartilhe

Comente

Leia também