Tempo de sinal amarelo aumenta e radar é retirado em semáforo na Humberto de Campos

Em 31 de agosto, o Mais Notícias publicou uma matéria no caderno especial “Educa Mais Trânsito”, sobre o semáforo existente em frente à Biblioteca Municipal de Ribeirão Pires, na Avenida Humberto de Campos que, na época, vinha causando dor de cabeça a muitos motoristas. O motivo era a duração do sinal amarelo: menos de três segundos. No caso de um veículo alto e lento que estivesse à frente de um automóvel, o motorista deste teria dificuldade de ver a passagem do amarelo para o vermelho e, fatalmente, seria apanhado em falta gravíssima, já que, no local, havia um radar.

Segundo a Prefeitura, radar foi retirado porque o trânsito no local estava parado, devido à interdição da avenida, mas deverá voltar ao trecho em breve

Um antigo manual do Denatran, baseado em estudos técnicos, recomenda que em vias com velocidades entre 30 e 40 Km/h, a duração do amarelo deve ser de 3 segundos. Já onde o limite de velocidade é 60 Km/h, como é o caso da Avenida Humberto de Campos, o departamento fez um cálculo cujo resultado foi de 4 segundos, e onde a permissão for 80 Km/h, 5 segundos. Na ocasião da reportagem, a assessoria de imprensa do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), disse que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estuda a elaboração de um manual semafórico que, dentre outras questões, orientará os órgãos na definição desse tempo.

Dias atrás, percebeu-se que o tempo do sinal amarelo no referido semáforo aumentou seu tempo para 3.5/4.0 segundos, assim como foi constatada a retirada do radar. A Prefeitura de Ribeirão Pires informou que o radar de avanço de sinal vermelho foi retirado porque o trânsito no local estava parado, devido à interdição da avenida, liberada este mês. “O equipamento foi remanejado e deverá voltar ao local brevemente”, afirmou a assessoria de comunicação, em nota.

Compartilhe

Comente

Leia também