Homenagens e apresentações marcam abertura do Festival Ibero-Americano de Cinema em Ribeirão Pires

Fiacine 2025 reúne grandes nomes do audiovisual, homenagens emocionantes e programação gratuita que movimenta a cultura na Estância até domingo (30)

Ribeirão Pires abriu oficialmente, nesta quinta-feira (27), a programação do FIACINE 2025 – Festival Ibero-Americano de Cinema, evento gratuito promovido pela Cachaça Filmes com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. A cerimônia de abertura lotou o Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro e reuniu artistas, realizadores, estudantes e admiradores do cinema.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem ao ator e cineasta André Mattos, que recebeu o Troféu José Mojica Marins, eternizado pelo personagem Zé do Caixão, entregue pelo músico Robson Miguel. Ovacionado pelo público, André agradeceu destacando sua conexão com o festival. “Ser homenageado aqui em Ribeirão Pires, em um evento que valoriza o audiovisual ibero-americano, é uma honra imensa. O cinema transforma vidas, e ver uma cidade abraçar essa arte com tanta força e carinho é inspirador”, ressaltou o ator e cineasta que é reconhecido por sua trajetória no cinema, especialmente pelo filme Tropa de Elite, e atualmente integra o elenco da novela Três Graças, da TV Globo.

A cerimônia contou também com a presença do prefeito Guto Volpi, que recebeu da secretária de Cultura, Rosí de Marco, o Troféu Amigo do Cinema, concedido a personalidades que apoiam e fortalecem iniciativas culturais no município. Em seu discurso, o prefeito ressaltou a importância da cultura para o desenvolvimento local. “Estarmos em 8º lugar no ranking das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo é resultado direto do investimento contínuo no setor cultural. Eventos como o FIACINE mostram o quanto a cultura impulsiona nossa cidade”, disse.

O público foi surpreendido com a apresentação da Banda Sinfônica da EMARP, que encerrou a noite com um repertório especial de sucessos do cinema. A performance arrancou aplausos de pé e deu um tom ainda mais emocionante à abertura do festival.
A programação segue até domingo (30), com exibição de curtas-metragens nacionais e internacionais, sessões temáticas, rodas de conversa e a tradicional premiação final, que oferece contribuições para cursos e incentivos ao audiovisual.

O evento acontece no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro (Rua Diamantino de Oliveira, 218 – Centro). A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Ribeirão Pires (www.ribeiraopires.sp.gov.br).

Apresentação da Banda Sinfônica da EMARP emocionou o público com sucessos do cinema

André Mattos recebeu homenagem das mãos do músico, Robson Miguel

Ator e cineasta André Mattos também foi homenageado

Prefeito Guto Volpi recebeu o troféu “Amigo do Cinema”

Compartilhe

Comente

Leia também