Ribeirão Pires está entre as classificadas do Top Destinos Turísticos SP em duas categorias

Cidade está entre as 10 melhores cidades de Ecoturismo e Turismo Religioso

A Estância Turística de Ribeirão Pires foi confirmada entre as cidades classificadas para a fase final do prêmio Top Destinos Turísticos SP 2025, concorrendo nas categorias Ecoturismo e Turismo Religioso. O município está entre os dez mais votados da edição. Os três finalistas de cada categoria serão anunciados na próxima sexta-feira (28).

A cerimônia oficial que revelará os Top Campeões está marcada para o dia 16 de janeiro de 2026, no Hotel Terras Altas & Convention Center, em Itapecerica da Serra, e contará com a presença de autoridades estaduais, imprensa e representantes municipais.

“O reconhecimento é resultado do fortalecimento de políticas públicas voltadas ao turismo sustentável, cultural, religioso e esportivo”, destacou o secretário de Turismo, Emerson Gilarde. “Com ações integradas entre as Secretarias de Turismo, Cultura e Juventude, Esportes e Lazer e além de parceiros institucionais, Ribeirão Pires vem se consolidando como destino que valoriza a natureza, patrimônio histórico, fé e experiências transformadoras. Agora o município celebra mais um passo importante no fortalecimento de sua vocação turística e aguarda com expectativa o resultado oficial das categorias Ecoturismo e Turismo Religioso”

Na categoria Ecoturismo, Ribeirão Pires se destaca por reunir biodiversidade da Mata Atlântica preservada, relevo privilegiado da Serra do Mar e infraestrutura voltada às atividades ao ar livre. São mais de 30 trilhas cadastradas oficialmente em plataformas como Wikiloc, conectando atrativos como Pedra do Elefante, Represa Billings, Parque Oriental, Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco, Circuito do Turismo Rural e Parque Natural Santa Helena. O município também conta com o Marco Zero e o Bike Park, instalados no Complexo Ayrton Senna, que funcionam como centro de apoio aos ciclistas.

Eventos como a Revoada de Paramotor, que já reuniu mais de 60 pilotos por edição, e a Copa SEJEL de Bike XCM, que atrai ciclistas detoda a região, consolidam o papel de Ribeirão Pires como destaque no ecoturismo esportivo. Além disso, ações ambientais como o Junho Verde, o passeio comemorativo da CooperPires e o programa de cicloturismo instituído por lei reforçam o compromisso do município com a preservação ambiental, educação e turismo de baixo impacto.

Na categoria Turismo Religioso, Ribeirão Pires apresenta um circuito diverso, histórico e estruturado. O destaque é a Capela de Nossa Senhora do Pilar, construída em 1714 e tombada como patrimônio estadual e municipal, sendo o templo mais antigo e preservado do ABC Paulista. O local recebe, anualmente, a tradicional Festa do Pilar, que reuniu cerca de 12 mil fiéis em 2024. O roteiro de fé da cidade inclui ainda mais de 20 igrejas e capelas, festas religiosas tradicionais, a encenação da Paixão de Cristo e atrações de grande simbolismo, como o Memorial da Primeira Capela de Santo Antônio, o Mirante São José e o Monumento São José de Lata.

O município também ampliou o segmento com o Circuito Religioso Evangélico, lançado em 2023, fortalecendo a relação com igrejas protestantes e promovendo ações culturais, musicais, sociais e de fortalecimento comunitário, como a Marcha para Jesus. Outro símbolo importante da espiritualidade e diversidade religiosa da cidade é a Torre de Miroku, monumento budista localizado em meio à natureza, que atrai visitantes pela arquitetura, significado e atmosfera de contemplação.

Ribeirão Pires está entre as 10 melhores colocadas em duas categorias: Ecoturismo e Turismo Religioso

Compartilhe

Comente

Leia também