Por Danilo Meira
Uma das melhores notícias dos últimos anos em Ribeirão Pires foi a implantação do Escudo Digital, o sistema de monitoramento por câmeras. E, uma notícia que me deixou extremamente satisfeito foi saber que agora é possível a aplicação de multas de forma remota, uma medida respaldada pela lei e que coloca a cidade em sintonia com os avanços tecnológicos mais recentes.
Por diversas vezes, neste espaço, cobrei que a Pérola da Serra olhasse além das margens do Ribeirão já que, não porque somos uma cidade do interior de São Paulo que devemos nos apegar ao passado. Estamos beirando o ano de 2026 e, cada vez mais vemos que é uma necessidade que tecnologia, segurança e eficiência caminhem juntas. É o tipo de avanço que, mais do que coibir infrações, ajuda a construir uma cidade mais organizada, segura e respeitosa.
Desnecessário dizer que o sistema segue todas as normas do CONTRAN e não se trata de um “Big Brother” (me refiro aqui ao excelente livro 1984, de George Orwell, não ao programa de TV), como alguns tentaram classificar, mas sim de uma ferramenta de gestão moderna e eficaz. Até aqui, vemos um uso responsável e transparente, que tem como objetivo manter a ordem, previsibilidade e tranquilidade e não a punição pela punição.
O objetivo é incrementar o trabalho das forças policiais da cidade na aplicação das regras de trânsito. Estacionar em local proibido, parar em vaga de carga e descarga, usar o celular ao volante, furar um sinal vermelho em faixas de pedestre durante a travessia de crianças e pedestres, estacionar em vagas de carga e descarga, enfim, atitudes que podem causar acidentes e transtornos são atitudes que, certamente, as câmeras ajudarão a coibir, lembrando que a cidade está crescendo em população e veículos em circulação. Desta forma, o monitoramento remoto é uma desejável visão construtiva de futuro, um movimento de maturidade administrativa que precisa ser reconhecido e elogiado.
Ribeirão Pires é uma cidade reconhecida pelo respeito às leis de trânsito e sou testemunha ocular disso. Nos 18 anos em que escrevo neste espaço, testemunhei uma campanha muito exitosa deste Mais Notícias que conscientizou os motoristas sobre a importância do respeito às faixas de pedestres que, até hoje, traz resultados.
Finalizo lembrando que o sistema de monitoramento não é um inimigo, mas sim um espelho: mostra quem está fazendo certo e quem insiste em contrariar as regras. Cabe a cada um escolher de que lado quer estar. Aos que discordam, o meu respeito, mas um lembrete final: é só dirigir da forma correta que as multas não vêm.
