Prefeitura amplia fiscalização para clínica terapêuticas de idosos

Parceria entre gestão municipal e Ministério Público intensifica vistorias para garantir funcionamento adequado dos espaços

A Prefeitura de Ribeirão Pires deu mais um passo na fiscalização das clínicas terapêuticas da cidade. Na última terça-feira (28), equipes municipais inspecionaram uma unidade voltada ao atendimento de idosos na região do Parque Aliança. A ação integra a parceria entre a Prefeitura e a Promotoria Municipal.

Durante as vistorias, as equipes avaliaram as condições estruturais das unidades, a qualidade do atendimento, a situação dos pacientes, a alimentação e os cuidados gerais. Foram registrados apontamentos sobre acessibilidade, documentação, estrutura física, recursos humanos, alimentos vencidos e práticas de enfermagem. As notificações referentes a documentação têm prazo de 10 dias, conforme a Lei Municipal nº 5.372/2009, Art. 1º.

A fiscalização foi motivada por uma demanda encaminhada pelo Ministério Público e contou com a participação das equipes de Vigilância Sanitária, Posturas, Meio Ambiente, Guarda Municipal, Assistência Social e CAPS.

O secretário de Saúde, Clovis Volpi, destacou que a parceria com o Ministério Público garante o funcionamento adequado das unidades. “Vamos continuar coibindo práticas irregulares para assegurar que essas pessoas tenham segurança e bem-estar durante sua estadia”, afirmou.

Ao longo de 2025, a Prefeitura realizou diversas operações conjuntas para fiscalizar clínicas terapêuticas. A ação segue nas próximas semanas, com a continuidade das vistorias em unidades que abrigam idosos durante o mês de novembro.

Equipe de Posturas apontaram irregularidade em documentações e estimulou prazo de 10 dias para regularização

Vigilância à Saúde realizou a vistoria de toda a estrutura do local

Equipes avaliaram as condições estruturais das unidades, atendimento, alimentação e os cuidados gerais

Compartilhe

Comente

Leia também