Vagão de trem histórico ganha nova função comercial e promete movimentar a economia da Estância

Câmara aprova uso de vagão de trem histórico como nova opção comercial em Ribeirão Pires, impulsionando economia local

A Câmara Municipal de Ribeirão Pires aprovou o projeto de lei nº 32/2025 encaminhado pela Prefeitura que autoriza a concessão de uso de um antigo vagão de trem da série 2100, da CPTM, para implantação de um novo espaço comercial e de convivência na cidade. O vagão, localizado na área da Pista de Skate, na Avenida Francisco Monteiro, será revitalizado e administrado por uma empresa privada, selecionada por meio de processo licitatório.

Com a autorização, o espaço passará a integrar as ações de valorização do patrimônio histórico e turístico do município, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local. A empresa responsável ficará encarregada da manutenção e operação do local, sem custos diretos para a Prefeitura, garantindo a conservação do patrimônio.

Segundo o prefeito Guto Volpi, a proposta une preservação e inovação: “Esse projeto resgata parte da história ferroviária da nossa cidade e, ao mesmo tempo, cria um novo atrativo para moradores e visitantes. É mais um passo na revitalização dos espaços públicos, promoção da cultura e estímulo à economia.”

A concessão será válida por 10 anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Arte de Rua – “Todo artista de rua sonha em deixar sua marca em um trem”, e para Agatha de Faveri, essa oportunidade se tornou realidade. Nascida em Santo André e com trajetória internacional, Agatha apresentou o projeto de doação de sua obra, que foi aprovado e já está em execução. Reconhecida por suas pinceladas expressivas, texturas e múltiplas camadas de tinta, a artista traduz no grafite a força, a sensibilidade e a narrativa feminina que marcam toda a sua obra, levando inspiração e poesia para o espaço urbano de forma única. O trabalho teve início na última quinta-feira (23).

Com trajetória internacional, Agatha de Faveri apresentou o projeto de doação de sua arte, que foi aprovado e já está em execução

Compartilhe

Comente

Leia também