3ª Festa Italiana Solidária começa neste fim de semana com música, gastronomia e solidariedade

Evento tradicional celebra a cultura italiana com shows, pratos típicos e arrecadação solidária; entrada será gratuita e programação se estende por dois fins de semana

A partir deste sábado (18), Ribeirão Pires se transforma em um pedacinho da Itália com o início de mais uma edição da Festa Italiana Solidária, um dos eventos mais aguardados do calendário cultural da cidade. O evento será realizado no Centro da cidade e promete reunir milhares de visitantes em uma celebração marcada por música, gastronomia e solidariedade.

Realizada pela Prefeitura, a Festa Italiana Solidária presta homenagem à cultura do país europeu, além do evento cumprir um papel social importante, com arrecadação de alimentos e apoio a entidades locais, cada uma contribuindo com sua missão e oferecendo ao público pratos típicos da gastronomia italiana, atividades educativas e ações de apoio a famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade.

A edição deste ano será dividida em dois fins de semana, com programação nos dias 18, 19, 26 e 27 de outubro, a partir das 16h aos sábados e das 12h aos domingos, na região central da cidade, em especial o Paço Municipal da Estância. A entrada será gratuita e os visitantes poderão saborear o melhor da culinária italiana em dezenas de barracas com massas, pizzas, doces e vinhos.

Entre as atrações confirmadas estão o showman Fred Rovella, que traz um repertório clássico e envolvente com humor e carisma; apresentações da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires, com Combo Jazz, Circo, Palhaçaria e Dança, além de intervenções itinerantes como Estátuas Vivas e shows de Falcon Acordeon e Delfina (violino).

O evento também contará com teatro, incluindo a encenação de Mafiosos, e será encerrado em grande estilo, no dia 26 de outubro, com o espetáculo da cantora e compositora internacional Mafalda Minnozzi, que promete emocionar o público com seu talento e repertório sofisticado.

Além dos shows, o evento também contará com decoração temática e espaços “instagramáveis”, que prometem transformar o Paço Municipal em um verdadeiro cenário europeu.

A gastronomia é sempre o ponto alto da festa e conta com pratos tradicionais como nhoque, lasanha, macarrão ao sugo, pizza e risoto que serão preparados com receitas artesanais, muitas delas herdadas de famílias italianas que vivem há décadas em Ribeirão Pires. Também haverá opções de sobremesas típicas, como cannoli, tiramisù e panna cotta.

O comércio local tem participação fundamental reforçando o caráter comunitário e colaborativo do evento. Mais de uma dezena de empreendimentos da cidade abraçaram a proposta e prepararam cardápios especiais, unindo tradição e criatividade gastronômica. Restaurantes, bistrôs, empórios e cafeterias se uniram para oferecer desde massas artesanais e pratos típicos italianos até sobremesas e bebidas inspiradas na cultura do país europeu.

“A iniciativa movimenta a economia local, valoriza os empreendedores da cidade e amplia a experiência dos visitantes, transformando a festa em uma verdadeira vitrine do talento e da diversidade gastronômica de Ribeirão Pires”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, César Ferreira.

A solidariedade também é destaque, durante os dias de evento, serão arrecadados alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades assistenciais da cidade. O evento conta ainda com a participação de voluntários e empreendedores locais, que ajudam a movimentar a economia da cidade. A expectativa da Prefeitura é superar o público do ano passado, que ultrapassou 25 mil visitantes.

Compartilhe

Comente

Leia também