A psicóloga Emira Jarolleto promoveu reflexões sobre interesses pessoais, escolhas acadêmicas e profissionais
Os alunos do Colégio Clarassoti receberam a psicóloga Emira Jarolleto, especialista em autoconhecimento e carreira. Durante a visita, ela conduziu uma conversa sobre orientação vocacional e projeto de vida, trazendo reflexões práticas sobre escolhas profissionais e futuro acadêmico.
A atividade foi voltada para estudantes do 9º ano e do Ensino Médio, em um momento estratégico de definição de caminhos. “A iniciativa partiu dos próprios alunos e a escola também entendeu o impacto desse encontro”, explica a diretora pedagógica Fabiana Dicieri.
Durante a dinâmica, Emira acompanhou cada dúvida apresentada pelos estudantes e compartilhou exemplos reais relacionados ao processo de escolha profissional. Ela também propôs uma atividade prática: dividiu os alunos em dois grupos, que passaram a discutir e responder, em conjunto, situações diferentes ligadas à construção do projeto de vida.
Para a psicóloga, essa realidade presente nos diálogos têm efeitos duradouros. “O contato com os alunos é fundamental, por vários motivos. Entre eles, essa acolhida da própria escola faz com que eles já se sintam mais seguros. E também são temas que a gente começa a falar agora, mas que levamos para o resto da vida”, destaca.
Entre as reflexões propostas, questões como “o que eu gosto de fazer?”, “o que eu sei fazer bem?” e “o que eu quero aprender?” ajudaram os jovens a debater ideias e identificar interesses pessoais e profissionais.
A professora Mônica Donato também acompanhou o encontro e destacou a participação dos estudantes. “Eles estavam bem à vontade. No início, temerosos pelo que viria pela frente, mas foram se soltando, se colocando, se permitindo e valorizando a experiência que cada um traz”, detalha.
Estudante do 9º ano, Gabriel Luz sentiu os efeitos positivos do encontro. “Realmente, gostei bastante das oportunidades que ela me deu. Foi uma experiência incrível”, contou.