O programa Atividade Delegada, que possibilita aos policiais militares a fazer “bicos” na própria corporação durante o período de folga, está prestes a ser aplicado em Ribeirão Pires. A lei que regulamenta a atividade foi aprovada na Câmara Municipal no final do ano passado, sendo um dos últimos projetos de peso a tramitar pela Casa de Leis. Agora, já na esfera estadual, espera-se apenas uma avaliação para completar o que precisa antes da aplicação definitiva do sistema.
Segundo informações da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), o projeto referente à Estância Turística circula pela Polícia Militar e após seu parecer, o documento (lei) será enviado para a SSP para assinatura e deliberação. A perspectiva é que todo o processo não demore muito mais para ser aplicado.
O Governo do Estado apoia a medida e o convênio feito com os municípios. “A Atividade Delegada é um modelo de segurança pública para todo o país”, afirmou o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Para o tucano, a sociedade como um todo se beneficia. “Ganha a população, que tem mais policiais nas ruas, e ganha o policial, que melhora seu salário”, comenta.