Ribeirão está entre as nove melhores cidades no ranking de saúde do estado de SP

Município se destaca no Ranking da Competitividade dos Municípios 2025, avança oito posições em indicadores sociais e mantém liderança em atenção à saúde materna

Ribeirão Pires está entre as 25 melhores cidades do Brasil em qualidade da saúde, de acordo com o Ranking da Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). O ranking analisa 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, que representam 60% da população do Brasil. Além da qualidade de saúde, a pesquisa avalia também o acesso e qualidade da educação, saneamento, meio ambiente, sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública.

A cidade também se destacou no ranking nacional no quesito sociedade, que avalia os índices de acesso à saúde, qualidade da saúde, segurança, qualidade e acesso à educação, saneamento básico e meio ambiente, ficando entre as 30 melhores colocadas no Brasil, subindo 8 posições com relação ao último ranking divulgado em 2023. No Estado de São Paulo, Ribeirão Pires ocupa a 21° posição.

“Este resultado é motivo de muito orgulho para a nossa cidade e reforça o compromisso da gestão em implementar políticas públicas que garantam qualidade de vida à população. Continuaremos trabalhando para oferecer serviços cada vez melhores em todas as áreas, mantendo Ribeirão Pires em destaque no cenário nacional e avançando sempre com responsabilidade e inovação”, disse o prefeito Guto Volpi.

Na saúde, Ribeirão Pires também se destaca com índice de Mortalidade Materna que, ao lado de São Caetano e outras cidades, ocupam a primeira posição no Brasil. Além da nova maternidade municipal, a rede de saúde conta com pré-natal para todas as gestantes e, se necessário, também conta com a especialidade de Parto de Alto Risco no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Além disso, a cidade também disponibiliza exames de ultrassonografia morfológica e obstetrícia, consultas odontológicas e testes importantes como sífilis, HIV, hepatite B e strepto.

“A estrutura da rede municipal vem sendo modernizada desde a Atenção Básica com reformas, ampliações e também novas unidades até a entrega – após quase 20 anos – da nova maternidade São Lucas. Nossas equipes estão sempre capacitando e realizando o acompanhamento das gestantes e também o pós-parto”, disse o secretário de saúde, Clovis Volpi.

Em entrevista exclusiva ao Mais Notícias também afirmou: “Estamos trabalhando para cada dia aumentar a qualidade da nossa rede. Novas unidades de saúde, novo hospital e até a primeira clínica pública de cannabis medicinal do Brasil temos aqui. O índice de mortalidade faz parte de todo um trabalho em rede que cuida desde do pré-natal até o parto aqui na nossa cidade, e hoje pode contar com uma maternidade ampliada e moderna. Agora com convênio SUS Paulista, que deverá injetar mais 3 milhões no custeio da maternidade São Lucas o serviço será ainda melhor”, completou o secretário de saúde Clovis Volpi.

Sociedade – Entre as ações do quesito Sociedade avaliadas no ranking estão a implantação do Escudo Digital e a ampliação das câmeras de videomonitoramento; a implantação da 1° Clínica Pública de Cannabis Medicinal do Brasil; a primeira UTI da história da cidade no novo Hospital e Maternidade São Lucas; premiações na educação como o prêmio Município Campeão de Alfabetização, que contemplou as 100 melhores cidades do Estado no desempenho de fluência leitora, e também o Prêmio Excelência Educacional; implantação do programa Tigela Cheia e novos painéis solares por meio do programa da ANEEL.

Conheça o CLP Centro de Liderança Pública: www.clp.org.br e o Ranking de Competitividade dos Municípios: www.rankingdecompetitividade.org.br

Cidade também é referência nacional no tratamento de cannabis, com a inauguração da 1° Clínica Pública do Brasil

Índice de mortalidade materna também está entre os melhores do Brasil

Nova maternidade São Lucas foi entregue em julho desde ano

Compartilhe

Comente

Leia também