Festival do Chocolate já reciclou mais de 1,5 tonelada de materiais em dois finais de semana

Promovendo a reciclagem de materiais, a iniciativa do Tigela Cheia acontece novamente no sábado (23)

A Prefeitura de Ribeirão Pires promoverá, neste sábado (23), na Vila do Doce, mais uma edição do projeto Tigela Cheia, que troca garrafas PET por ração para cães e gatos; oferece vacinação antirrábica gratuita e promove feira de adoção responsável. A iniciativa, que acontece das 10h às 14h, integra a programação solidária e ecológica do Festival. Além disso, o município promove ações permanentes, como pontos fixos de coleta de recicláveis e eletrônicos.

Localizada em área de proteção de mananciais, a cidade alia cultura, gastronomia e consciência ambiental em uma programação que já arrecadou, nas duas primeiras semanas de evento, 1.5 tonelada de recicláveis destinados à CooperPires, cooperativa local responsável pela triagem e reaproveitamento do material.

“O Festival do Chocolate se tornou um espaço de celebração cultural, mas também de educação ambiental. Nosso território exige responsabilidade ecológica e, ao completar 20 anos, reforçamos o compromisso de transformar o evento em modelo de sustentabilidade”, destacou o prefeito Guto Volpi.

No Tigela Cheia, a cada 1 kg de plástico entregue (o equivalente a 20 garrafas de 2 litros, 26 de 1 litro ou 36 de 600 ml) o participante recebe 1 kg de ração, com limite de até 3 kg por CPF. Além disso, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) aplicará gratuitamente vacinas contra a raiva em cães e gatos, enquanto protetores independentes participarão da feira de adoção, garantindo que os animais encontrem lares responsáveis.

Durante o evento, a Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação também realizará a doação de mudas nativas, reforçando a importância do reflorestamento urbano, além de campanhas educativas contra a dengue promovido pela Secretaria de Saúde da cidade e orientações sobre o descarte correto de resíduos.

Segundo o secretário Temístocles Cristofaro, a expectativa é superar o volume de 1,5 tonelada de recicláveis arrecadados em 2024. “A cada ano, ampliamos os pontos de coleta e incentivamos a participação da população. Sustentabilidade, cultura e economia caminham juntas em Ribeirão Pires”, afirmou.

Com entrada solidária (1 kg de alimento ou ração) o festival mantém o caráter comunitário e reforça o elo entre diversão, solidariedade e responsabilidade ambiental. Até 31 de agosto, o público poderá conferir mais de 100 atrações culturais e 70 opções gastronômicas, consolidando o Festival do Chocolate como um dos maiores eventos do ABC Paulista.

Ao todo, ação já reciclou mais de 1,5 tonelada

Compartilhe

Comente

Leia também