Consulta integra Ribeirão Pires ao catálogo da São Paulo State Film Commission e amplia oportunidades para o audiovisual na cidade
Na última segunda-feira (30), a Prefeitura de Ribeirão Pires realizou, na Pinacoteca Municipal “Guilherme de Carvalho Dias”, consulta pública para o mapeamento de locações audiovisuais da cidade. O encontro reuniu produtores culturais, profissionais da área e moradores da região, incluindo representantes de Paranapiacaba, com o objetivo de fortalecer a presença de Ribeirão Pires no catálogo da São Paulo State Film Commission.
A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e o Museu da Imagem e do Som (MIS), visa ampliar as oportunidades para produções de cinema, TV, publicidade e streaming, além de impulsionar a economia criativa local. O encontro também contou com a presença do subsecretário de Paranapiacaba, Fábio Picarelli, que reforçou a importância da integração regional no fortalecimento do audiovisual.
Durante a atividade, a assistente de produção da São Paulo State Film Commission, Alice Santiago, destacou a importância da iniciativa. “O mapeamento é uma ferramenta essencial para aproximar os produtores das cidades, facilitar as filmagens e atrair novos projetos audiovisuais. Ribeirão Pires tem um enorme potencial e, ao participar desse processo, amplia suas chances de entrar no radar das grandes produções”, afirmou.
A produtora cultural Marina Drumond, da Bailarina Produções, participou da consulta e ressaltou como o evento foi importante para esclarecer dúvidas. “Foi uma oportunidade incrível para entender como funciona o cadastro das locações. Esse processo vai agilizar muito o nosso trabalho quando pensarmos em futuras produções por aqui”, explicou Marina.
A secretária de Cultura de Ribeirão Pires, Rosí Ribeiro de Marco, enfatizou que a cidade está preparada para receber produções audiovisuais e que o momento é de valorização dos espaços locais. “Ribeirão Pires tem cenários únicos e um grande potencial para o audiovisual. Estamos comprometidos em apoiar essas iniciativas porque sabemos que, além de fomentar a cultura, trazemos desenvolvimento econômico, turismo e visibilidade para a nossa cidade”, destacou a secretária.
Além da consulta pública, a equipe técnica da São Paulo State Film Commission realizará, nos próximos dias, visitas e pesquisas nos locais sugeridos para compor o catálogo de locações. A previsão é que o catálogo seja lançado em novembro pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa.
Encontro aconteceu na Pinacoteca Municipal
Marina Drummond, produtora cultural da região participou da consulta pública