86ª Festa do Pilar recebeu 12 mil visitantes

Em três dias, evento atraiu 12 mil visitantes; bispo Dom Pedro Carlos Cipollini participou de missa neste 1º de maio

Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, Ribeirão Pires sediou missas e atividades religiosas na 86ª Festa de Nossa Senhora do Pilar. Realizado também no último fim de semana, dias 27 e 28 de abril, o evento reuniu 12 mil pessoas vindas de toda a região. Nesta edição, a festividade aconteceu no entorno da tricentenária Capela do Pilar e promoveu o resgate de antigas tradições.

Neste último dia da Festa, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, da Diocese de Santo André, participou da celebração de missa. “Esta é uma Capela de mais de 300 anos. As pessoas vêm rezar. A Capela está bem conservada e é um lugar de culto, onde se celebra a Santa Missa, mas também é um patrimônio cultural e religioso desta cidade. Nós festejamos, alegramos, nos encontramos. E isso é bonito. Este é um símbolo daquilo que Deus quer para toda a humanidade. Que nos alegremos neste encontro, festejando pacificamente a fraternidade”, disse.

A missa com Dom Pedro Carlos Cipollini aconteceu no período da tarde, logo após a chegada de fieis que participaram da Caminhada Mariana. “Viemos até a Capela porque temos muito a agradecer, e muito pouco a pedir. O que Nossa Senhora faz em nossas vidas, a gratidão que temos por ela, nem se a gente rodasse o Brasil inteiro seria suficiente. Andamos 28 quilômetros com as bênçãos dela. É demais ver a Capela histórica, o carinho de todos, a Festa linda que a Prefeitura preparou para a gente. É tudo muito lindo”, disse emocionada Elaine Marotti, 54 anos, que, pelo quarto ano, participa atividade, saindo de sua cidade, São Bernardo.

Neste último dia de evento, além de missas, o público prestigiou show do cantor católico Flávio Vitor Junior. No fim de semana, os visitantes curtiram, além de boa gastronomia e o artesanato local, atrações culturais gratuitas. Peixe Elétrico, Carol Melo e Karla, Violeiros de Mauá e Pixaim Forró foram destaques na programação musical. No domingo (28), mais de mil pessoas compareceram à 2ª Corrida e Caminhada do Pilar e ao 3º Passeio Ciclístico da Festa.

“A Capela do Pilar é um lugar de paz, de contemplação. Um dos maiores patrimônios históricos da região, assim como a Festa do Pilar, que preserva antigas tradições não só de Ribeirão Pires, mas de todo o Grande ABC, como é o caso da caminhada de fiéis até este local. Tivemos mais uma linda edição, voltada ao resgate das raízes do festejo”, destacou o prefeito Guto Volpi.

A 86ª Festa de Nossa Senhora do Pilar foi promovida pela Paróquia Santa Luzia, com apoio cultural da Prefeitura de Ribeirão Pires. O evento, bem como a tricentenária Capela, integra o Circuito Religioso da cidade, que fomenta a atividade turística por meio de espaços e tradições da Estância.

86ª Festa do Pilar de Ribeirão Pires reuniu 12 mil visitantes em três dias de programação

Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, da Diocese de Santo André, celebrou missa neste feriado de 1º de maio

Neste edição, evento celebrou antigas tradições; caminhada de fieis de toda a região até a Capela do Pilar está entre destaques

Show do cantor católico Flavio Vitor Junior fechou a programação musical do evento neste ano

Compartilhe

Comente

Leia também