4ª edição da FLIRP reuniu cerca de 6 mil visitantes

Evento homenageou Cecília Meireles, promoveu o protagonismo feminino e a criação da Academia de Letras da cidade

A 4ª edição da FLIRP – Feira Literária de Ribeirão Pires, promovida pela Prefeitura recebeu cerca de 6 mil visitantes no evento que homenageou a escritora Cecília Meireles, promovendo a democratização da leitura e consolidando a cidade como polo cultural da região. A feira também marcou oficialmente a criação da Academia de Letras de Ribeirão Pires (ALERP), que terá sede no Centro Histórico e Literário (CHL) Ricardo Nardelli. Ao longo das quatro edições, a feira já recebeu cerca de 43 mil participantes.

“A FLIRP fortalece a cultura e a literatura, consolidando cada dia mais Ribeirão Pires como o centro da cultura na região e inspirando futuras gerações. A cidade respira cultura e a edição deste ano se torna ainda mais especial com a criação da Academia de Letras, um sonho que idealizamos na primeira edição da feira”, comentou o prefeito Guto Volpi

As mesas literárias, organizadas pela curadora Luzia Romão, escritora vencedora do Prêmio Jabuti, foram compostas exclusivamente por mulheres, destacando o protagonismo feminino na literatura. “Participar de um evento com tantas vozes femininas é inspirador e reforça a importância do protagonismo da mulher no universo literário”, comentou Bixarte, cantora, poetisa e atriz, que participou da mesa ‘Sei que canto e a canção é tudo’, ao lado de Iara Rennó, com mediação de Elizandra Souza.

O evento ainda recebeu oficinas, exposições artísticas e de alunos das escolas municipais, apresentações artísticas, grandes editoras e lançamentos de livros, autores independentes. O público também se encantou com as performances das estátuas vivas, que animaram a programação com interação e criatividade. Para as crianças, o show “O Mundo de Kaboo” ofereceu momentos de alegria com muita música e brincadeiras.

Entre os destaques da programação estiveram os lançamentos de livros, como a obra literária Carne Marcada, de Cássio Goné, semifinalista do Prêmio Oceanos, que reconhece autores de países de língua portuguesa. “É gratificante ver o público tão envolvido, dialogando e celebrando a literatura local. Eventos como a FLIRP mostram a força e a diversidade da nossa produção literária”, afirmou Goné, que também promoveu uma roda de conversa sobre o tema.

4ª edição da FLIRP atraiu cerca de 6 mil visitantes neste final de semana

Mundo de Kaboo fez parte da programação neste domingo (21)

Estátuas Vivas encantaram o público

24 editoras participaram da quarta edição da FLIRP

Roda de Conversa sobre o livro Carne Marcada, do escritor Cassio Goné

Mesa Literária sobre o protagonismo feminino na música e literatura com curadoria de Luiza Romão

Foto enviada por Fernando Coutinho

Foto enviada por Fernando Coutinho

Foto enviada por Fernando Coutinho

Foto enviada por Fernando Coutinho

Foto enviada por Fernando Coutinho

Foto enviada por Fernando Coutinho

Foto enviada por Fernando Coutinho

Foto enviada por Fernando Coutinho

Foto enviada por Fernando Coutinho

Compartilhe

Comente

Leia também