43.974 pessoas fazem a história de Rio Grande da Serra; mulheres são a maioria

Atualmente, a cidade de Rio Grande da Serra possui 43.974 habitantes e as mulheres representam a maioria: elas são 22.170 contra 21.804 homens. Esses são os números constatados pela Sinopse do Censo Demográfico 2010, que contém os primeiros resultados definitivos do XII Recenseamento Geral do Brasil.

Hoje, a cidade vive um interessante período de crescimento

Em 2000, o município tinha 37.091 habitantes. Um dos fatores que levaram o aumento populacional de Rio Grande da Serra é a industrialização ocorrida na última década.

Segundo dados do Inpes (Instituto de Pesquisa) da Universidade Municipal de São Caetano, Rio Grande da Serra ganhou duas grandes indústrias no período, fazendo com que as oportunidades de emprego e as obras básicas de revitalização urbana atraíssem mais moradoras.

E como teve início a história dessa cidade que hoje abriga todas essas pessoas? Conheça a seguir.

Rio Grande da Serra, a antiga Icatuaçú – O antigo povoado de Rio Grande, que daria origem a Rio Grande da Serra, se formou no planalto da Serra do Mar e se caracterizou como ponto de passagem de tropeiros que se ocupavam do transporte do sal de São Vicente para os primeiros núcleos da vila de Piratininga.

No local em que foi enterrado um desses tropeiros, construíram a capela de Santa Cruz, posteriormente capela de São Sebastião, e ao redor dela se desenvolveu o povoado.

Em 30 de dezembro de 1953, quando foi criado o distrito do município de Ribeirão Pires, foi adotado o nome de Icatuaçú (palavra que vem do tupi: água doce, abundante, boa e salubre), posteriormente alterado para Rio Grande da Serra, quando foi elevado, em 28 de fevereiro de 1964, a município autônomo.

Rio Grande da Serra encontra-se sediada sobre um dos principais mananciais que abastece a região metropolitana de São Paulo. O município, situado a 38 km da capital, oferece diversas opções para um lazer saudável, como caminhadas, rapel, escalada e cicloturismo.

Compartilhe

Comente

Leia também