4 dicas úteis de como tirar nó de pelo de cachorro

Por que os pelos de cachorro ficam embolados?

A formação de nós nos pelos do cachorro é semelhante à que ocorre nos nossos cabelos. A própria fricção dos fios uns nos outros faz com que comecem a embaraçar.

De maneira parecida, alguns fatores contribuem para uma propensão maior à formação de nós. É o caso do comprimento, textura e principalmente cuidados que temos com os fios.

De acordo com Patrícia Marinho de Barros, em geral, cães com pelo longo e de textura lisa são mais propensos a sofrerem com os nós. Porém, ela destaca que os cuidados adotados pelo tutor no dia a dia também têm um peso importante.

Manter uma frequência adequada de banhos é essencial para remover sujeiras que vão se acumulando na pelagem. “As partículas de sujeira acumuladas fazem com que os fios se juntem, ‘colando-se’ uns sobre os outros, formando, assim, pequenos embaraços que vão ficando maiores”, diz Patrícia.

Nesse sentido, a escovação também é importante na hora de tirar nó de pelo de cachorro, já que remove sujidades e pelos mortos, diminuindo a formação dos nós. O uso de shampoos, condicionadores e hidratantes de qualidade e específicos para cães ajuda a nutrir os pelos, deixando-os mais sedosos e reduzindo a fricção que gera os nós.

Riscos dos nós para a saúde do cachorro

Se você percebeu que os pelos do seu amigo estão embolados, não deixe a questão para lá. Isso porque nós não prejudicamos apenas o visual do cachorro. Eles também diminuem o bem-estar do pet à medida que podem provocar coceiras, dor e até lesões na pele. Por isso, é muito importante saber como tirar nó de pelo de cachorro.

Funciona assim: o nó e a sujeira fazem com que o cão se coce com frequência. Ao se coçar, as unhas do cachorro friccionam a pele, podendo causar feridas e infecções.

“O pelo embolado também é um ótimo esconderijo para fungos e bactérias, já que muitas vezes o pet utiliza os dentes como auxílio na hora de se coçar, o que faz com que os pelos fiquem úmidos, agravando ainda mais o problema”, lembra Patrícia.

Sem contar que os nós dificultam a secagem dos pelos após o banho, o que também contribui para a proliferação de micro-organismos. Ou seja, aprender como tirar nó de cachorro, é primordial para a saúde do pet.

Como tirar nó de pelo de cachorro: passo a passo

Antes de passar algumas dicas de como tirar nó de pelo de cachorro, vale destacar que nem sempre isso é possível ou recomendado. Afinal, se o pelo é muito grande, o melhor é fazer a tosa.

“Quando há grande quantidade ou nós muito embaraçados, o melhor é tosar, uma vez que o pet pode se machucar durante o desembolo ou ficar com a pele muito irritada”, diz a Dra. Juliana Bondino, médica-veterinária. Em caso de dúvida ou dificuldade, converse com um especialista.

A seguir, confira algumas dicas de como desembaraçar nó de cachorro da melhor maneira, sem incomodar o peludo e sem trazer maiores dificuldades ao tutor.

1. Aplique um fluido desembaraçador de pelos

Não é necessário utilizar o produto em todas as escovações. Porém, se você quer aprender como tirar nó de pelo de cachorro Shih Tzu e de outras raças e tem certeza que seu amigo está com os pelos embaraçados, vale a pena apostar no desembaraçador a fim de facilitar o deslizamento da escova pelos fios.

Ao adquirir o produto, fique atento à composição e dê preferência às versões sem silicone, que não deixam tantos resíduos na pelagem. Assim, você sabe como tirar nó de pelo de cachorro Yorkshire e de outras raças, além de promover maior bem-estar ao peludo.

2. Escove os pelos com escova de pino para localizar os nós

Existem diferentes tipos de escova para cachorro, cada uma com sua função. Em geral, a escova de pino é a mais indicada para escovar cães de pelo longo sem danificar os pelos ou machucar a pele. Portanto, deve ser utilizada para pentear o cachorro como um todo e localizar os nós.

Os lugares mais propensos à formação dos nós são: atrás das orelhas, no pescoço, no encontro do tronco com as patas traseiras e dianteiras e nas virilhas. Portanto, ao se questionar como tirar nó de pelo de cachorro Maltês e de outras raças, verifique os locais que mais formam nós.

3. Segure os nós pela base para amortecer os puxões

Encontrou um nó no meio da pelagem? É hora de tentar desfazê-lo. Para diminuir o desconforto do pet, uma dica é segurar a base do nó com uma mão, na região mais próxima à pele. Isso ajuda a diminuir o impacto direto dos puxões na pele do cachorro.

4. Use uma rasqueadeira para abrir os pelos

Com o nó localizado e segurado pela base, comece a abrir os pelos da região embaraçada com uma rasqueadeira. Aos poucos, os fios começarão a se soltar, diminuindo o tamanho do nó até que ele desapareça por completo.

Durante esse processo, você também pode tentar ir desfazendo o embaraço com os dedos, o que permite um controle ainda maior a fim de não machucar o pet. Evite a formação de nós com medidas de higiene e preventivas.

Cães de pelos médios a longos devem tomar banho uma vez por semana. Já a escovação deve ser feita diariamente em cães de pelos longos e a cada dois dias em cães de pelos médios.

Compartilhe

Comente

Leia também