3º Festival Oriental recebe público recorde de 6,5 mil pessoas no Paço Municipal

Apresentações culturais, concurso de cosplay e gastronomia típica atraíram visitantes ao evento

O Paço Municipal de Ribeirão Pires sediou neste domingo (14) o 3º Festival Oriental da cidade. A organização estima que mais de 6,5 mil pessoas prestigiaram esta edição, que aconteceu das 10h às 19h. Gastronomia típica, concurso de cosplay, apresentações musicais, parada taikô, Dança de Leões e convidados foram destaques da programação. O evento é realizado pela Prefeitura, com apoio do Kaikan.

“O Festival Oriental integra o calendário oficial de Ribeirão Pires e, a exemplo de outros eventos, tem como objetivo fomentar o turismo, o empreendedorismo e ser opção de lazer para quem vive e quem visita nossa cidade. O clima familiar é sempre destaque e as atrações culturais são espetáculo à parte, assim como o cardápio gastronômico desta edição, que estava imperdível”, avaliou o prefeito Guto Volpi.

Oficinas culturais gratuitas, como origami, mangá e escrita japonesa, fizeram parte da programação do Festival. Luan Morais Rodrigues, 12 anos, mostrou-se muito entusiasmado para participar da oficina de Origami. “Ele faz mangá na EMARP (Escola Municipal de Artes). Não faz nem um mês que começou e já pegou a técnica. Fez o desenho do Naruto esses dias. Então, o universo japonês tem chamado muito a atenção dele”, comentou a mãe Eliene da Silva Rodrigues.

Não faltou opção para os amantes da gastronomia oriental: Lamen, Ramen, Temaki, Poke, Taiaki entre outras delícias. As escolhas de Pamela Pena e Íris Pena, mãe e filha, moradoras da Vila Assis, em Mauá, que vieram pela primeira vez ao Festival foram: hot roll e temaki. “A Íris me influencia muito nesse amor pela cultura oriental. Ela começou a gostar dos Animes e, sou mãe, né, comecei a entrar na onda. Acabei me apaixonando pela culinária”, comentou. Trajada com personagens do Japão, Íris comentou que um dos seus favoritos é o “Demon Slayer”.

Os concursos de Cosplay motivaram pessoas a vir de longe para participar do Festival Oriental, como a Rafaella Camargo Pires e a prima Júlia Ribeiro, ambas fantasiadas de Tanjiro, que vieram da Praia Grande com o avô Edmundo Mourão. “Desde o ano passado temos participado de concursos de cosplay, fiquei em 3º lugar numa disputa em Mauá, cidade vizinha de vocês. Ribeirão Pires está de parabéns por valorizar a cultura oriental”, comentou Rafaella.

Simone Restani, moradora do Parque Aliança, participou pelo segundo ano consecutivo do Festival, desta vez com suas cachorrinhas, Cacau e Anita, vestidas de cachorro-quente e gueixa. “Ano passado participamos com nosso outro pet, o Yorkshire Samurai. Elas também adoram uma brincadeira. Então, viemos novamente”.

Além da categoria pet, o Festival Oriental promoveu, ainda, concurso de cosplay nas categorias fofura (até 3 anos), kids (4 a 12 anos) e adulto. A Rua Felipe Sabbag foi fechada ao trânsito para sediar a Feira de Artesanato local. Expositores apresentaram, também, itens artesanais e de vestuário típicos do oriente.

Washi Daiko, grupo de Taiko sediado no Kaikan de Ribeirão Pires, se apresentou neste domingo no 3º Festival Oriental

Dança do Dragão esteve entre as principais atrações do 3º Festival Oriental de Ribeirão Pires

Rafaella Camargo Pires e a prima Júlia Ribeiro, ambas fantasiadas de Tanjiro, vieram da Praia Grande para participar do concurso de Cosplay

Luan Morais Rodrigues, 12 anos, participou da oficina de Origami durante o 3º Festival Oriental de Ribeirão Pires

3º Festival Oriental mobiliza público recorde de 6,5 mil pessoas no Paço Municipal

3º Festival Oriental mobiliza público recorde de 6,5 mil pessoas no Paço Municipal

Compartilhe

Comente

Leia também