Obras do Teleférico têm início e recolocam Ribeirão na rota do turismo

A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou na última terça-feira (01), as obras no parque temático do Teleférico no camping do Parque Milton Marinho de Moraes. A construção do que hoje é considerado o maior projeto turístico do Estado de São Paulo, deve ser concluída em 18 meses.

Projeto turístico é considerado o maior do Estado em andamento

Projeto turístico é considerado o maior do Estado em andamento

O projeto visa atrair turistas de todas as partes para conferir as belas paisagens que a cidade oferece, interligando o centro ao Camping, passando pelo Mirante Santo Antônio com vista privilegiada da Represa Billings. Trata-se de um projeto ambicioso na área do turismo com investimento de 25 milhões oriundos do Ministério do Turismo e do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), sem verbas municipais.

Para o prefeito Saulo Benevides, o teleférico é mais um atrativo de desenvolvimento sustentável. “Turismo é um grande negócio. Trata-se de uma indústria limpa que gera emprego.  O atrativo do teleférico será toda a vista panorâmica da natureza, mata atlântica, represa e paradas religiosas, tudo de mais bonito que a cidade oferece”, disse. Saulo também analisou o porte do projeto: “É um projeto ambicioso na área do Turismo e exige ousadia, mas de forma direcionada e bem planejada”, afirmou.

Sobre o projeto – A nova atração terá cabines fechadas ao invés de cadeirinhas. O percurso de 2.200 metros partirá da estação localizada no Complexo Ayrton Senna. A previsão é que, após inaugurado, o Teleférico movimente mais de 50 segmentos econômicos no município e gere mais de 800 empregos diretos e indiretos. Informações preliminares dão conta de que empresas ligadas a parques temáticos e comércio de chocolate já buscam espaço para instalação em Ribeirão Pires.

Outra potencialidade deste projeto é a conexão com o turismo náutico pois, a partir deste parque temático, será instalado um píer que conectará os visitantes por barco a um Templo Messiânico, chamado Torre de Miroku, que é a única reprodução em tamanho natural fora do oriente de um monumento localizado em Nara (Japão), além de interligar os demais parques e equipamentos náuticos do Grande ABC, como o Parque Estoril em São Bernardo do Campo.

Detalhes – No projeto ainda consta a criação de um Centro de Exposições, píer, restaurantes, cafeterias, casa de artesãos e a construção de uma fábrica de chocolate em um dos terminais. Outro investimento do projeto é o planejamento de iluminação, paisagismo e segurança. Na estação do parque temático terá um café com vista para a represa e posto de bombeiros, levando em conta também os projetos de acessibilidade para que as pessoas com mobilidade reduzida também possam desfrutar do atrativo.

Compartilhe

Comente

Leia também