Em Ribeirão Pires existem 33 áreas de risco de desmoronamento ou enchente.  Este dado foi apontado pelo mapeamento das áreas junto com o Plano Municipal de Redução de Riscos, realizada pelo IPT/SP (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Com base nestes dados, a Defesa Civil realiza uma vistoria periódica nos locais e alerta para que seja realizado o descarte correto dos resíduos, como entulhos, eletrodomésticos e móveis, além de colocar o lixo próximo ao horário da coleta.

“Isso ajuda a não potencializar o risco de enchentes. Percebemos um aumento desta prática. Temos em Ribeirão serviços como o Cata Bagulho que dão suporte ao munícipe para retirada destes objetos”, disse Miguel Luis Filho, coordenador da Defesa Civil.

Vale lembrar que há pouco mais de um mês, equipes da Secretaria de Infraestrutura e da Defesa Civil fizeram a limpeza dos bueiros da região central. Do local foram retirados diversos objetos como pneus, colchões, galhos e madeiras.

“Até o momento, a Defesa Civil não teve nenhum registro de problemas mais sérios provando que a prevenção sempre é o melhor caminho. No balanço de atendimento tivemos muros caídos, barrancos desmoronados e árvores caídas, mas nenhuma ocorrência grave”, disse Miguel Luis.

 

Equipes da Defesa Civil vistoriam bueiros no Centro de Ribeirão Pires

Equipes da Defesa Civil vistoriam bueiros no Centro de Ribeirão Pires

Cidade preparada para enfrentar as chuvas

Recentemente a Secretaria de Infraestrutura Urbana realizou a limpeza e desassoreamento de 18 mil metros lineares de córregos atingindo 23 córregos. Além disso, a Secretaria mantém uma máquina permanente no Rio Ribeirão Pires para fazer o desassoreamento. O serviço de limpeza de bueiro e limpeza das vias também está no cronograma diário e faz parte das ações de prevenção da secretaria.

 

Compartilhe

Comente

Leia também