Cresce preferência por compras no comércio ribeirãopirense no Natal

Moradores de Ribeirão Pires estão a cada ano preferindo fazer as compras de final de ano no comércio da cidade. É o que mostra a Pesquisa de Intenção de Compra (PIC) – Natal 2014, divulgada na última semana pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo. Além de indicar queda na mobilidade dos ribeirãopirenses em busca de presentes em outras cidades, o estudo revela aumento de moradores de Rio Grande da Serra consumindo em Ribeirão.

Em toda a região do Grande ABC, foram 1.105 pesquisas validadas das 1.200 aplicadas entre os dias 08 a 24 de novembro. Do total dos entrevistados, 3,69% são residentes de Ribeirão Pires. De acordo com a PIC, o percentual de moradores da Estância que opta por fazer compras de presentes de Natal em outros municípios caiu de 80,8% em 2012 para 68,6% neste ano, ou seja, o comércio local deve atender cerca de 10 mil novos clientes que não costumavam fazer compras na cidade.

“A pesquisa indica que moradores estão dando preferência ao comércio da cidade por questões de comodidade e facilidade. Isso pode ser atribuído ao aumento da oferta de produtos e serviços na cidade. Desde 2013, novas lojas estão chegando a Ribeirão Pires, algumas delas de grandes redes conhecidas pelo público, como o caso da Di Gaspi, que inaugurou no último final de semana a maior loja da rede aqui na Estância”, analisou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Paulo Silotti.

A PIC também apresenta os principais eixos de mobilidade dos moradores – aqueles que não consomem em seu município de residência. A pesquisa deste ano aponta que 40% dos rio-grandenses-da-serra farão as compras natalinas em Ribeirão Pires. Até 2013, Santo André era destino de 80% desses consumidores.

Para o prefeito Saulo Benevides, os números refletem a tendência dos moradores da Estância e de cidades vizinhas buscarem cada vez mais os produtos e serviços disponíveis em Ribeirão Pires. “Nossa praça comercial está em desenvolvimento, não apenas quantitativo, mas também em qualidade. Estamos atraindo novos investimentos para a cidade com a ampliação de incentivos e apoio integral aos empreendedores, dentro de nossa política de geração de emprego e renda aos moradores. Quanto mais o comércio local se fortalece, mais a cidade ganha”, afirmou Benevides.

Comércio local deve atender cerca de 10 mil consumidores a mais comparado a 2012

Comércio local deve atender cerca de 10 mil consumidores a mais comparado a 2012

Nos últimos dois anos, Ribeirão Pires ganhou lojas de redes como Di Gaspi, Kallan Calçados, Hering, Viv L´eroá, Sodiê Doces, Habib´s, entre outras de comércio de vestuário e alimento. “Novas indústrias e empreendimentos de diversos portes e setores estão apostando no potencial de crescimento da cidade, que tem como pontos fortes, além dos estímulos da Prefeitura, a logística privilegiada, áreas e mão de obra disponível. Em breve teremos uma nova unidade da Coop, das Lojas Americanas e da Riachuelo, que já estão preparando os papeis para se instalarem na cidade”, ressaltou o Chefe do Executivo ribeirãopirense.
Entre os entrevistados, o gasto médio programado para este Natal em toda a região é de R$ 462,7 por pessoa. Os principais fatores que determinam o local de compra são proximidade (27,6%) diversidade (19%) e nível de preço (16,7%).

Na lista de presentes que os consumidores pretendem dar a familiares e amigos estão vestuário e calçados (33,9%), perfume e cosmético (13,8%), brinquedo (10%), artigos esportivos (7,2%), entre outros itens. A média de idade dos entrevistados na pesquisa do Observatório Econômico da UMESP é inferior a 33 anos, sendo 44% homens e 56% mulheres.

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