1º Recital de Primavera será na próxima quarta (13)

Na próxima terça-feira (13) as 20:00 horas será realizado no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro (Rua Diamantino de Oliveira, 220 – Ribeirão Pires) o 1º Recital de Primavera com a Orquestra Estudantil da Escola Waldorf Pomar, que realizará apresentação em prol de arrecadação de fundos para melhoria de novos instrumentos, assim como, acessórios da mesma, que futuramente poderão compor e abrilhantar os concertos.

A Orquestra regida pelo maestro Renan Marques Regadas contará ainda com os convidados especiais Mel Ravasio, Emerson Ribeiro, Tony Nunes e Rafael Guerra.

Os ingressos são limitados e estão a venda por R$30,00 em dois pontos de venda:

Nipon Conveniência: Rua Stella Bruna Cecchi Nardelli, 173 –  Centro – 4824-3561

Casa de Carnes Alvorada: Rua Rio Grande da Serra, 54 – Centro – 4823-5469

Veja abaixo a entrevista exclusiva com Maestro Renan Marques Regadas que conta um pouco sobre a Orquestra Estudantil da Escola Waldorf Pomar e sua carreira:

MN: Como e quando surgiu a idéia da formação da orquestra?

Renan: A Orquestra Estudantil da Escola Waldorf Pomar surgiu no final do ano de 2016, por vontade dos próprios alunos da escola. Assim poderíamos fazer uma grande apresentação envolvendo todos os alunos ao invés de pequenas apresentações para cada sala. Desta maneira os alunos mais adiantados no estudo dos instrumentos poderiam executar linhas melódicas mais complexas enquanto os alunos iniciantes tocam as linhas de acompanhamento unindo assim toda a comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários e convidados) através da pratica musical em conjunto.

MN: Qual a faixa etária desses alunos?

Renan: A faixa etária dos participantes da Orquestra é bastante variada. Isso porque os alunos que tem a idade compreendida entre 9 e 14 anos tocam junto com os pais, professores e convidados de idade mais elevada, até 50 anos.

MN: Quanto tempo de ensino para deixá-los aptos a uma apresentação pública?

Renan: Os alunos da Escola Waldorf Pomar tem o ensino de Música como matéria obrigatória no currículo escolar em todos os anos letivos. Portanto, as apresentações públicas de certo modo, sempre fizeram parte da formação desses jovens. Contudo, a participação em uma orquestra, mesmo estudantil, exige certas formalidades que necessitam de aprimoramentos constantes. Durante o primeiro ano de existência desse projeto, nos apresentávamos apenas em festividades realizadas na escola e com um repertório bastante reduzido. Atualmente, já com 3 anos de formação conseguimos preparar um repertório com 20 músicas (em média) de diferentes estilos musicais e esse será o primeiro Recital organizado especialmente para a nossa Orquestra. Nele iremos apresentar as músicas que foram mais marcantes em nossa trajetória e contaremos também com a participação de artistas de nossa Cidade.

MN: Fale um pouco mais sobre sua formação como maestro.

Renan: A música sempre esteve presente em minha vida desde a infância. Me lembro de passar horas escutando rádio com meu avô, mas foi apenas com 9 anos de idade que eu decidi aprender um instrumento. Iniciei os estudos musicais aprendendo violão no Ribeirão Pires Futebol Clube, aos 14 anos me submeti a um teste para entrar na Fundação das Artes de São Caetano do Sul para aprender violino, e de lá pra cá não teve nenhum dia que a música não fez parte da minha vida. Em 2008 eu fui admitido para o curso de Composição e Regência da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde fui aluno bolsista em produtividade científica por 5 anos consecutivos e tive a oportunidade de conhecer e dividir palco com alguns dos melhores músicos do cenário erudito brasileiro. Após a conclusão da minha graduação em Regências eu tive a oportunidade de trabalhar em diversos estúdios de São Paulo, e escolas de música, até aceitar o convite para lecionar violino na escola Waldorf Pomar onde tive a oportunidade de idealizar essa Orquestra Estudantil. Em paralelo com a Orquestra Estudantil Walforf Pomar eu também coordeno um Grupo Musical tradicional Croata na cidade de São Paulo, o que me rendeu um convite para ir até a Croácia para participar da Regência do primeiro programa de concerto de 2019 do Ansambl Narodnih Plesova i Pjesama – LADO, a maior e mais tradicional orquestra de músicas folclóricas da Croácia.

 

 

Compartilhe

Comente

Leia também