1ª Feira Afro Ribeirão Pires reúne gastronomia, cultura e religião neste domingo (19)

Atividade, que acontecerá na Praça Central da Vila do Doce, faz parte das comemorações do Mês da Consciência Negra

Com intuito de promover a valorização da cultura e ancestralidade dos povos negros, a Prefeitura de Ribeirão Pires realiza neste domingo (19), a partir das 11h, a 1ª Feira Afro Ribeirão Pires. O evento acontecerá na Praça Central da Vila do Doce (Rua Boa Vista, s/nº), por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social.

A atividade faz parte das comemorações alusivas ao Mês da Consciência Negra e conta com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e da Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial. Durante a 1ª Feira Afro, a Praça Central terá tendas dedicadas à gastronomia africana, peças de vestuário e artes para religiões de matrizes africanas, artesanatos indígenas e livros, além de espaço para cabelos e penteados afro (tranças e dreads).

Entre os expositores da 1ª Feira Afro Ribeirão Pires: Dani Pimenta – Culinária Afro, Coletivo de Alimentação – Mulheres Negras, DaPriHair, Ateliê Axé dos Orixás, Guardiões – Artigos Religiosos, Povos Indígenas Karibokas e Povos Indígenas Pataxós.

Programação cultural – A partir das 13h, o evento terá série de atrações culturais gratuitas. A programação terá início com o grupo Povos de Terreiro (13h); seguida de apresentação de capoeira com Orquestra de Berimbau, Maculele e roda (14h); Grupo Juntos dá Samba (15h), Fabio Paixão e Amigos (16h); Samba Rock (17h); e encerramento com a Escola de Samba do Grupo Especial de São Paulo Barroca Zona Sul (18h).

Garantia de Direitos – Em 2022, a Prefeitura de Ribeirão Pires editou o decreto nº 7.347 que instituiu a Ouvidoria Municipal da Igualdade Racial. Estruturada na Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, a iniciativa, idealizada para descentralizar o serviço e aproximar a vítima da prestação do serviço, promove atendimento presencial na sede da Casa da Juventude e Artes Urbanas, localizada à Avenida Santo André, 1.013, Centro Alto.

Cabe à Assistência Social fazer a escuta e acolhimento, através dos ouvidores designados, os devidos encaminhamentos quanto as denúncias acolhidas, submetendo aos órgãos competentes e à Ouvidoria Regional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. João Moreira, conhecido como Mestre Pelé, é o atual ouvidor da Igualdade Racial.

Os canais de acesso direto se darão das seguintes formas: presencialmente na sede da Casa da Juventude e Artes Urbanas (CAJAU), através dos telefones (11) 4828-1900 e (11) 4825-5310 e pelo e-mail [email protected].

Além disso, a cidade conta com atuação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), instituído pela Lei Municipal nº 5.357, de 26 de novembro de 2009, ligado à Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social. O Conselho é um órgão consultivo e deliberativo, que tem por finalidade elaborar, monitorar e avaliar políticas públicas destinadas à efetiva promoção da Igualdade Racial.

Dani Pimenta participa da Feira Afro Ribeirão Pires com o melhor da culinária afro

Fábio Paixão e amigos se apresentam no evento em alusão ao Mês da Consciência Negra

Compartilhe

Comente

Leia também