19 de Novembro: Dia da Bandeira do Brasil

Bandeira orna o Morro Santo Antônio

“Desperta o afeto que se encerra em nosso peito juvenil. Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil”. Os versos que abrem o Hino à Bandeira mostram todo o afeto e carinho que nossa população tem por um de seus símbolos nacionais. O dia 19 de novembro marca a comemoração pelo Dia da Bandeira do Brasil, celebração que é parte da história do nosso país desde a Proclamação da República, em 1889, quando, ao fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída pela atual, também chamada de bandeira republicana.

O novo desenho da bandeira foi concebido de forma a representar as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar e a passagem do regime imperial para uma república federativa, simbolizando ainda a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.

Características

A Bandeira Nacional, um dos principais símbolos do Brasil, contém uma série de detalhes obrigatórios que devem ser obedecidos, segundo a legislação, como tamanho, precisão em cores a disposição das estrelas que representam os estados e da faixa central. Também há regras para a forma como ela é homenageada e guardada, bem como de um eventual descarte, já que ela deve estar sempre em perfeito estado. Além da bandeira, também são símbolos nacionais de igual importância o Hino Nacional, as Armas Nacionais (brasão) e o Selo Nacional.

Homenagem

Em Ribeirão Pires, o principal ponto de hasteamento é o Morro Santo Antônio, ao lado da igreja que homenageia o santo. Como um dos pontos mais altos e melhor localizados, dá ao pavilhão nacional a devida importância. Em Brasília (DF), a principal cerimônia é a da troca da Bandeira Nacional, que ocorre ao primeiro domingo de cada mês, sendo que a bandeira, de 280 metros quadrados, é hasteada no mastro da Praça dos Três Poderes.

Compartilhe

Comente

Leia também